Browsing by Author "Silva, Henrique Manuel Fernandes Mendes da"
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- Pós-brutalismo das paixões ao povoado refractárioPublication . Silva, Henrique Manuel Fernandes Mendes da; Antunes, David; Bucchieri, Jean PaulSabendo que as relações de poder, dentro dos grupos humanos, emanam e estruturam-se a partir da sua cultura, a prática artística não poderá ser tida como inócua, mas como alquímica. No entanto, é de maior importância distinguir os nexos de causalidade inerentes à criação/fruição artísticas das construções teleológicas que, invariavelmente, desembocam no politizar da estética, ou no estetizar da política, quer seja pela via da democratização da arte ou da sua elitização. O artístico encontra-se, assim delimitado pela convenção de normalidade (o intervalo compreendido entre a centralidade e a margem) estabelecida no binómio educação artística/educação pela arte que, ao estruturar o discurso no sentindo da narrativa única, limita aquilo que é equacionado. Paradoxalmente, denegar o que está além da margem implica destituir à arte o seu carácter transcendente, forçando a negação da sua razão de ser – a transgressão geradora de atopias, anacronias, anamorfoses e anagogias. Sem o mistério da analogia como poderá o indivíduo encontrar-se com a anagnórise e empreender o caminho do sublime que transmutará a sua percepção? Mais: ainda estaremos a falar de arte? Posto isto, questiona-se a lucidez desta Cultura Asfixiante, tal como Jean Dubuffet o fez, participando na Guerra da Arte com uma teoria que preencha o espaço que a palavra Pós-Brutalismo ocupa, uma colectânea de propostas est(éticas) para aqueles que ousem incorporar as suas paixões, afrontando a Ignavocracia. O Povoado refractário é um espaço com outro tempo, um atol, um ecossistema para a Idade Ignípede.