Browsing by Author "Silva, Daniela Quaresma da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As redes sociais e as start-ups: como potencializar o sucesso utilizando o Instagram – Estudo de caso da Damn Doughnuts e da Scoop n’ DoughPublication . Silva, Daniela Quaresma da; Sotomayor, Ana MariaAs redes sociais demonstram ser cada vez mais um recurso de marketing que auxilia e promove o sucesso e divulgação das empresas. Deste modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar e perceber como se poderá recorrer à rede social Instagram de forma a potencializar o sucesso nas start-ups. Uma vez que se exige um conhecimento pormenorizado dos conceitos gerais sobre o tema, bem como do funcionamento interno de uma start-up, a metodologia de investigação escolhida foi o estudo de caso, tendo sido colocada em prática através da triangulação de diferentes fontes de informação como entrevistas e observações diretas. Foram selecionadas duas empresas para o estudo empírico: a Damn Doughnuts e a Scoop n’ Dough. A empresa Damn Doughnuts foca-se na comercialização dos seus donuts 100% vegetarianos, através da página de Instagram, com método de pré-pagamento, serviço de entrega ao domicílio ou através de um ponto de recolha. A empresa Scoop n’ Dough vende igualmente donuts 100% vegetarianos, tendo, contudo, uma abordagem diferente na divulgação nas redes sociais. A Scoop n’ Dough tem ainda uma loja física no Chiado, em Lisboa, para a comercialização dos seus produtos. Os resultados obtidos através deste estudo vêm apresentar à comunidade empresarial, nomeadamente a small business e start-ups, respostas e apoio na implementação de estratégias nas redes sociais para impulsionar os seus negócios. Os futuros empreendedores podem beneficiar com este documento ao seguir os passos dados pelas start-ups, mais concretamente, no que concerne à forma como se lançaram, como difundiram informações ou até como conseguiram captar a atenção do público-alvo de forma a convertê-la em vendas. Beneficiam igualmente ao compreender o funcionamento do meio online e como conseguir dominá-lo através das estratégias apresentadas.