Browsing by Author "Silva, Ana Rita Mendes"
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- A divulgação da responsabilidade social empresarial nas empresas do PSI Geral da Euronext Lisboa (2012-2013): relatórios de sustentabilidade vs. divulgação onlinePublication . Silva, Ana Rita Mendes; Carvalho, Fernando Paulo Marques de; Pinheiro, Pedro Miguel BatistaO presente estudo tem como objetivo, através dos dados disponibilizados pelas Empresas cotadas no PSI Geral da Euronext Lisboa (excluindo as Sociedade Anónimas Desportivas, nos anos 2012 e 2013), analisar o nível de divulgação de informação voluntária sobre Responsabilidade Social Empresarial quer nos Relatórios de Sustentabilidade, baseados no referencial da GRI (versão G3.0), quer na Presença Online (websites e redes sociais) destas Empresas. Procedeu-se à leitura dos Relatórios de Sustentabilidade (ou dos Relatórios Únicos de Gestão) publicados pelas Empresas nos anos de 2012 e 2013, quando disponibilizados por estas a fim de determinar quais os indicadores (e aspetos) mais (e menos) divulgados relativamente a cada desempenho (económico, ambiental e social) e verificar a evolução destes no período em análise. Posteriormente, procedeu-se à análise dos websites e redes sociais (Facebook e LinkedIn) considerando as variáveis definidas com o objetivo de verificar se estas Empresas têm Presença Online e se divulgam igualmente informação sobre Responsabilidade Social Empresarial online. Destas análises, conclui-se que em média o nível de divulgação dos 79 indicadores (nos Relatórios de Sustentabilidade), ronda os 28% e 35%, verificando-se uma evolução negativa generalizada no nível de divulgação. Relativamente à Presença Online, verificou-se que estas Empresas divulgam igualmente informação online, recorrendo principalmente aos websites institucionais. Observou-se que a Rendibilidade, a Dimensão e o Setor contribuem para a divulgação de informação. Contudo, o Endividamento não é um fator influenciador. Em conformidade com os resultados obtidos, conclui-se que a divulgação da informação sobre Responsabilidade Social Empresarial por parte das Empresas portuguesas é ainda reduzida e verifica-se particularmente nas áreas do desempenho ambiental e social.