Browsing by Author "Silva, Ana Cláudia Mota da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da automação na empregabilidade das instituições financeirasPublication . Silva, Ana Cláudia Mota da; Gomes, OrlandoCom a constante melhoria da tecnologia e necessidade crescente de recolha e processamento de informação, aumenta também a exigência nos mercados financeiros, o que faz com que naturalmente ocorram alterações nas funções de trabalho destes mercados. Tendo por base literatura recente, o presente trabalho incide sobre o impacto que o aumento da utilização tecnológica tem no emprego das instituições financeiras. Através de utilização de dados disponibilizados pelo Banco de Portugal e pelos próprios bancos, o trabalho trata de analisar as mudanças ocorridas nas tarefas e comparar as alterações de empregabilidade nos cinco principais bancos portugueses, nos últimos cinco anos, e verificar se existe correlação entre estas alterações e a produtividade. Analisa também quais as expectativas e exigências pelo lado dos clientes e a forma como as agências se adaptaram. Debatem-se ainda os impactos destas alterações na motivação por parte dos trabalhadores e das instituições financeiras e o interesse em continuar a investir na automatização.
- O impacto da automação na empregabilidade das instituições financeirasPublication . Silva, Ana Cláudia Mota da; Gomes, OrlandoCom a constante melhoria da tecnologia e necessidade crescente de recolha e processamento de informação, aumenta também a exigência nos mercados financeiros, o que faz com que naturalmente ocorram alterações nas funções de trabalho destes mercados. Tendo por base literatura recente, o presente trabalho incide sobre o impacto que o aumento da utilização tecnológica tem no emprego das instituições financeiras. Através de utilização de dados disponibilizados pelo Banco de Portugal e pelos próprios bancos, o trabalho trata de analisar as mudanças ocorridas nas tarefas e comparar as alterações de empregabilidade nos cinco principais bancos portugueses, nos últimos cinco anos, e verificar se existe correlação entre estas alterações e a produtividade. Analisa também quais as expectativas e exigências pelo lado dos clientes e a forma como as agências se adaptaram. Debatem-se ainda os impactos destas alterações na motivação por parte dos trabalhadores e das instituições financeiras e o interesse em continuar a investir na automatização.