Browsing by Author "Santos, Ana Raquel Jacinto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoaisPublication . Santos, Ana Raquel Jacinto; Costa, Maria de LurdesEste relatório foi elaborado tendo em conta a Prática Profissional Supervisionada (PPS) em contexto de creche e jardim-de-infância entre os meses de janeiro e maio. O principal objetivo deste documento é o de apresentar e analisar reflexivamente a minha prática, relacionando as minhas vivências em ambos os contextos com os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e com um referencial teórico que permite sustentar as diferentes ideias e questões abordadas. A PPS decorreu em duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), ambas localizadas na área metropolitana de Lisboa. Em creche, a PPS decorreu durante o mês de janeiro com um grupo de catorze crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 meses de idade. No JI, o período de tempo foi mais longo, ocorrendo entre os meses de fevereiro e maio. O grupo era constituído por vinte e uma crianças, com idades compreendidas entre os 36 meses e os cinco anos de idade. Neste relatório, em primeiro lugar, é apresentada a caracterização de ambos os contextos. Decorrente desta caracterização, são apresentadas as intenções definidas para com os grupos de crianças, com as suas famílias e com as equipas educativas. É ainda apresentada e aprofundada a problemática que revelou ser mais significativa durante a PPS e que reporta ao papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais. Neste sentido, pretende-se analisar alguns comportamentos assumidos pelas crianças durante situações de conflito, bem como motivações e estratégias de resolução. Decorrente deste último aspeto, pretende-se apresentar também o papel que o educador assume durante a gestão de conflito e a seu contributo para a resolução dos mesmos. Ainda neste documento é apresentada uma reflexão da minha prática e do impacto da minha intervenção, bem como da construção da minha identidade profissional.