Browsing by Author "Rosa, Milena Batalha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Certificação de qualidade: impacto na performance das empresas portuguesasPublication . Rosa, Milena Batalha; Ferrão, Joaquim MartinsFruto das mudanças da envolvente, os produtos viram o seu ciclo de vida reduzido e as organizações tiveram de criar novas formas de se manterem competitivas. De entre outros fatores, a vantagem competitiva baseia-se na qualidade, pelo que as empresas procuram desenvolver produtos e/ou serviços que se encontrem em conformidade com a necessidades dos atuais e futuros consumidores. O fato de uma empresa ser certificada, atesta a confiança dos consumidores, em como os processos aplicados seguem um procedimento standard. Alguns dos benefícios decorrentes da certificação situam-se a nível da redução dos custos de produção, redução dos erros, melhoria contínua e a implementação de uma cultura de qualidade. Com o crescente número de empresas certificadas, são cada vez mais os investigadores a analisarem o efeito da ISO 9001 na performance empresarial. Este estudo centra a atenção nas métricas baseadas no valor, sem esquecer os indicadores contabilísticos. Pretendendo-se unir dois sistemas de gestão, o sistema de gestão da qualidade certificado e a gestão baseada no valor. O objetivo é tecer uma relação entre a performance empresarial e a norma da qualidade NP EN ISO 9001. Investiga-se ainda o efeito de outras caraterísticas inerentes à empresa no seu desempenho. Os resultados sugerem que a certificação de qualidade não tem um impacto significativo na performance empresarial e a dimensão da empresa afeta positivamente a performance.