Browsing by Author "Rodrigues, Simone de Sousa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Processos de scaffolding num contexto pedagógico mem em jardim-de-infânciaPublication . Rodrigues, Simone de Sousa; Seixas, Cristina; Almeida, TiagoEste relatório é o resultado da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Procura-se apresentar, analisar e fundamentar a prática pedagógica desenvolvida em dois contextos educativos: Creche e Jardim de Infância. Ao estudar os “processos de scaffolding num contexto pedagógico MEM em Jardim-de-Infância” pretende-se compreender de que forma os processos de scaffolding – colocação de andaimes- permitem operacionalizar o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial numa sala que segue o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. A investigação foi realizada com um grupo de 23 crianças, dos três aos seis anos de idade. Esta heterogeneidade de idades aliada às práticas pedagógicas em contexto do Movimento da Escola Moderna confere interações assimétricas. De forma a analisar a problemática realizou-se a observação de interações assimétricas: educadora-criança; criança-criança e educadora estagiária-criança na qual se recolheram notas de campo que permitem ilustrar situações reais da prática. Conclui-se que o processo de scaffolding permite operacionalizar o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial, uma vez num contexto do Movimento da Escola Moderna é seguida uma ação em que as interações sociais são meio para a construção de conhecimento, através das quais as crianças participam numa comunidade de prática.