Browsing by Author "Rodrigues, Marina"
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- O trabalho cooperativo como instrumento facilitador da aprendizagem dos alunos de 3º ano da Escola de Música do Orfeão de Leiria na aula de técnica de dança clássicaPublication . Rodrigues, Marina; Graça, CristinaO presente documento é um relatório do estágio realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, promovido pela Escola Superior de Dança, realizado no ano letivo 2020/2021. O estágio consistiu em prática pedagógica supervisionada de ensino de Técnica de Dança Clássica, ministrada a uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança do Ensino Artístico Especializado na Escola de Música do Orfeão de Leiria. Nesta experiência pedagógica aplicou-se a metodologia de ensino Barbara Fewster, em articulação com uma Investigação-Ação que se apoiou nos conceitos de pedagogia construtivista e de aprendizagem cooperativa provenientes da Psicopedagogia. Após observação sistemática diagnóstica do grupo de treze alunas, foi possível identificar as áreas técnicas e artísticas que careciam de maior intervenção, no sentido de conduzir as alunas ao aprimoramento das mesmas. A partir desses dados, desenhou-se um plano de ação ao qual, com base no ensino instrutivo tradicional da Técnica de Dança Clássica, se adicionou, a título complementar, um momento de estudo em forma de trabalho cooperativo. Este momento de estudo aconteceu em pequenos grupos de alunos, e foi direcionado especificamente para os aspetos técnicos e artísticos previamente selecionados. Sob o mote ‘aluno - construtor do seu próprio conhecimento’, o objetivo da proposta metodológica que ora se apresenta foi dar a conhecer aos alunos novas formas de aprender. Estas foram arquitetadas para promover uma maior consiencialização do aluno sobre o seu trabalho, mais autonomia, responsabilização e sensibilização para a importância da autocorreção, rumo a uma postura de aprendizagem ativa na aula. Esta metodologia sofreu diversas alterações ao longo do estágio, por forma a melhorar continuamente o sistema implementado. Para aferir o impacto que o trabalho cooperativo teve na motivação dos alunos para este tipo de abordagem e a sua perceção acerca acerca da sua eficácia, recorreu-se a técnicas de investigação baseadas na conversação e na análise de documentos. A auscultação aos alunos foi feita com uma análise de textos produzidos por si e de inquéritos por questionário anónimos, que reforçaram, do ponto de vista do aluno, a pertiência do trabalho cooperativo enquanto prática pedagógica facilitadora do aprimoramento de conteúdos técnicos e artísticos.