Browsing by Author "Rodrigues, Julieta Isidro"
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- A inspecção da educação na República Democrática de São Tomé e Príncipe: concepções, dinâmicas e estruturas organizacionaisPublication . Rodrigues, Julieta Isidro; Vasconcelos, Teresa; Dias, MarianaNo âmbito da democratização do ensino e das transformações ocorridas na República Democrática de São Tomé e Príncipe nas últimas décadas do século XX, assiste-se a uma mudança de práticas das funções da inspecção e do papel do inspector, mudanças essas que indiciam uma preocupação com a formação dos inspectores e com o trabalho dos mesmos, mais próximo dos professores e de natureza supervisiva, aspectos que indicam igualmente a preocupação com a promoção do sucesso e qualidade do ensino. O objecto de estudo do presente trabalho de investigação inscreve-se no contexto desta problemática, ou seja, tem como principal objectivo estudar o percurso histórico da Inspecção Escolar do Ensino Primário na República Democrática de São Tomé e Príncipe procurando percepcionar as concepções, dinâmicas e estruturas organizacionais no período que vai da 1ª República pós independência à instituição do regime Democrático. É assim, um estudo de natureza qualitativa e interpretativa que pretende compreender as mudanças ocorridas no sector de Inspecção da educação durante os dois períodos referidos. Procurou-se igualmente, neste estudo, caracterizar a forma como os professores perspectivam a intervenção da acção inspectiva ao longo dos tempos. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi - directivas a 10 sujeitos (5 inspectores e 5 professores) e de análise documental aos relatórios das visitas dos inspectores ao terreno e normativos regulamentares do Ministério da Educação e Cultura. A análise dos dados permite descrever o percurso histórico da inspecção da educação, no qual se identificam períodos caracterizados por avanços na implementação e desenvolvimento do trabalho inspectivo. Permite igualmente caracterizar o percurso formativo e profissional dos sujeitos que assumem o cargo inspectivo, bem como identificar os aspectos positivos e constrangimentos da função da inspecção através do olhar dos professores do Ensino Primário.