Browsing by Author "Rodrigues, Joana Cristina Fernandes"
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- O papel do toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na aula de Técnica de Dança Clássica : 3º ano da Academia de Dança do Vale do SousaPublication . Rodrigues, Joana Cristina Fernandes; Amorim, VeraElaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, este relatório refere-se ao estágio realizado na Academia de Dança do Vale do Sousa e tem como principal objetivo desmistificar o uso do toque técnico na correção dos alunos de Técnica de Dança Clássica pretendendo ainda salientar a sua importância como eficaz ferramenta pedagógica de correção. A amostra é composta por alunos do 3º ano do ensino artístico especializado em dança, com os quais se desenvolveu um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no campo de ação da disciplina de Técnica de Dança Clássica onde se incluiu o toque como ferramenta de correção técnica. Nesse sentido, aplicou-se uma metodologia de investigação-ação, na recolha e tratamento de informações numa dinâmica constante. A observação direta e o respetivo diário de bordo, permitiram, aferir a metodologia utilizada e melhorar a estruturação das aulas, dando continuidade ao trabalho proposto, durante a semana, pela professora titular. Esta dinâmica foi conseguida pelo facto da estagiária poder estar presente duas vezes por semana, realizando de forma articulada as diferentes fases regulamentadas do Estágio. Procurou-se assim compreender, de que modo, os alunos deste grau de ensino percepcionam e reagem ao toque na correção técnica usada durante uma aula de Técnica de Dança Clássica. Houve uma preocupação na recolha de elementos relativos ao tema do estágio em si, ou seja, conhecer a noção pré estabelecida do toque na aulas técnicas. Procurou-se compreender os conteúdos programáticos adquiridos e pretendidos para este ano, para que em conjunto com a professora titular se encontrassem estratégias que permitissem estabelecer a temática do estágio ao longo de toda a execução dos conteúdos exigidos. A revisão da literatura permitiu um enquadramento da problemática associada ao toque e um apoio essencial no registo e na apresentação dos dados obtidos. Através da análise de dados, foi possível constatar que os alunos em geral reagem muito positivamente ao toque como ferramenta de correção técnica.