Browsing by Author "Rodrigues, Filomena"
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- Inovar no cuidar: projeto piloto de telerreabilitação do ombroPublication . Miguens, Ana Catarina; Pimenta, Carla; Almeida, Cristina; Rodrigues, Filomena; Nogueira, Paula Pinto; Branco, Pedro SoaresOs cuidados de saúde atravessam uma verdadeira revolução digital com a crescente integração da tecnologia nos processos, dando origem ao conceito de e-Health. A telerreabilitação surge como uma prática inovadora que incorpora as tecnologias de informação e comunicação, utilizando ferramentas validadas e técnicas eficazes para uma intervenção segura. Ao proporcionar um atendimento eficiente centrado no utente, otimiza a gestão do tempo, diminui a necessidade de deslocações e reduz as despesas associadas. Este trabalho tem como objetivo divulgar o projeto piloto de telerreabilitação do ombro implementado na Unidade Local de Saúde de São José. A população alvo é constituída pelos utentes submetidos a cirurgia do complexo articular do ombro e/ou com fraturas da extremidade superior do úmero, propostos para tratamento na fisioterapia do Hospital Curry Cabral, em regime ambulatório. Definiram-se como critérios de inclusão a referenciação para tratamento compatível com a telerreabilitação; utentes com idade inferior a 80 anos, com competências cognitivas e de literacia em saúde que permitam a participação em telerreabilitação e com recurso a equipamento apropriado; com fratura e/ou cirurgia ocorridas há menos de 6 meses e com capacidade de realizar movimentos ativos, em amplitudes de movimento superiores a 50%. São excluídos os utentes que recusam o tratamento remoto e aquelas cuja complexidade clínica exige que o processo de reabilitação seja realizado em unidade hospitalar. O projeto é dividido em três fases. Uma primeira com fisioterapia presencial, a segunda em modelo misto e a terceira exclusivamente com sessões de telerreabilitação. A Tabela de Constant e um questionário de satisfação são os principais instrumentos de avaliação utilizados. Como este é um projeto recente, ainda não é possível apresentar resultados objetivos. No entanto constata-se que existe uma boa adesão. Por outro lado, todas as etapas desde a conceção à implementação, mobilizaram uma equipa multidisciplinar, criando uma dinâmica que fortaleceu as relações entre os profissionais e otimizou os fluxos de trabalho, abrindo novos canais de comunicação, que se acredita será traduzido em valor para o utente.