Browsing by Author "Rodrigues, Daniela Dalcin"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Internet das coisas: impacto da IoT nas estratégias publicitárias de meiosPublication . Rodrigues, Daniela Dalcin; Miranda, Sandra Marisa LopesA Internet das Coisas é apontada como a nova revolução tecnológica, dentro do processo inovador da internet, que representa não só o futuro da computação e da comunicação, como também uma inovação de grande impacto no comportamento humano. A ideia de que cada vez mais o mundo físico e o mundo digital se tornem um só, conectados através de dispositivos que comunicam uns com os outros, transforma o comportamento humano e os hábitos de consumo e de meios publicitários Este trabalho apresenta a Internet das Coisas como uma nova revolução na publicidade e em especial em meios e busca discutir os impactos que o planeamento de meios passará com a evolução e massificação da tecnologia. Neste sentido, examinamos a evolução da internet até a chegada da Internet das Coisas, a sua relação com a publicidade, assim como as especificidades do mercado de planeamento de meios. Para isso, foi realizado um estudo de caráter qualitativo composto por uma amostra de especialistas da área de meios em diferentes países e diferentes cargos com o intuito de analisar o contexto atual e futuro da profissão e impacto da Internet das Coisas. Os resultados obtidos comprovam indicações teóricas e demostram que a Internet das Coisas sofrerá impactos relacionados com segmentação de dados e experiência do consumidor. Os resultados ainda sugerem que a tecnologia já está presente na rotina destes profissionais e alterando premissas diariamente. Com a massificação da tecnologia, ela também pode alterar o formato de trabalho do planeamento de meios e a criação de novas ferramentas para otimização em real time.