Browsing by Author "Rodrigues, Ana Isabel Lemos"
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- Envolvimento e desenvolvimento social de uma criança com perturbação do espetro de autismo: o contributo do conto de históriasPublication . Rodrigues, Ana Isabel Lemos; Madureira, Isabel Pizarro; Nunes, ClarisseEste estudo incide no contributo do conto de Histórias no envolvimento e desenvolvimento social de uma criança com Perturbação do Espetro de Autismo. Estas crianças revelam com frequência limitações no seu desenvolvimento social, manifestando dificuldades em interagir socialmente com os seus pares e revelando-se pouco sensíveis às iniciações dos outros. O presente projeto decorre de uma situação problema identificada na nossa intervenção, levando-nos a querer saber em que medida o conto de diferentes tipos de histórias promovem o envolvimento, a participação e o desenvolvimento de competências sociais numa criança com Perturbação do Espectro de Autismo. Para tal definiram-se os seguintes objetivos: Caraterizar o contributo do conto de diferentes tipos de histórias na promoção do desenvolvimento de competências sociais de uma criança com Perturbação do Espectro de Autismo; Conhecer a forma como a criança com Perturbação do Espectro de Autismo se envolve e participa no conto de diferentes tipos de histórias; Compreender a influência de diferentes tipos de intervenção (conto de histórias em grande grupo, pequeno grupo e individual) na promoção de interações sociais de uma criança com Perturbação do Espectro de Autismo. O projeto foi desenvolvido com um grupo de 17 crianças de uma sala de jardim de infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Este estudo teve por base o paradigma socio-crítico numa abordagem investigação-ação, implicando assim uma identificação da problemática, que conduziu à identificação das necessidades de intervenção. Seguiu-se a imprescindível planificação do projeto de intervenção, visando as necessidades encontradas anteriormente. Após esta planificação procedeu-se à construção das histórias e à implementação do projeto de intervenção e à avaliação dos resultados obtidos. Foram utilizadas várias técnicas de recolha e análise de dados, nomeadamente a pesquisa documental, a observação naturalista, as escalas de envolvimento e os testes sociométricos. Os resultados obtidos revelam que os diferentes tipos de história contribuíram para a promoção do desenvolvimento de competências sociais da criança com Perturbação do Espectro de Autismo, uma vez que possibilitaram uma melhoria na comunicação verbal na interação com os pares, assim como na autonomia pessoal e cidadania. Os resultados revelam ainda um maior controlo emocional assim como uma melhoria na capacidade de resolução de problemas. Verificou-se que as histórias multissensoriais foram as que mais fomentaram o envolvimento e a participação da criança na hora do conto. Percebeu-se ainda que os diferentes contextos de intervenção desencadearam comportamentos distintos da criança nos diferentes tipos de história. Foi no conto de histórias em contexto individual que a criança demonstrou um maior envolvimento e participação. Contudo, os contextos de pequeno e grande grupo facilitaram as interações da criança, sendo evidente uma maior interação da criança com os pares em contexto de pequeno grupo nas histórias multissensoriais e um maior recurso à linguagem oral em contexto de pequeno e grande grupo nas histórias de autor. De notar ainda que o projeto de intervenção também teve repercussões no grupo de crianças, sendo visível uma maior aceitação destas para com a criança em estudo, tornando-a parte integrante do grupo.