Browsing by Author "Rodrigues, Ana Beatriz Lourenço"
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- O Conselho de Cooperação Educativa enquanto espaço/tempo impulsionador da participação da criança no planeamento em jardim de infânciaPublication . Rodrigues, Ana Beatriz Lourenço; Friães, RitaO presente relatório, elaborado no âmbito da unidade curricular Prática Profissional Supervisionada II, coloca em perspetiva a intervenção realizada numa sala de jardim de infância, com um grupo de vinte e seis crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, bem como à investigação levada a cabo nesse contexto. De forma a consolidar as aprendizagens significativas adquiridas ao longo de todo o meu percurso, é, ainda, apresentada uma reflexão sobre a construção da profissionalidade. Ao longo da minha intervenção, foi possível verificar que, na organização socioeducativa em que estive integrada, é dada primazia à participação das crianças no quotidiano escolar. Sendo o Conselho de Cooperação Educativa um momento semanal em que essa participação é evidente, considerei pertinente realizar um estudo de caso centrado nesse momento da rotina da sala em que estive integrada, com os seguintes objetivos: i) conhecer a visão da criança e do educador sobre o Conselho; ii) analisar o papel do grupo e da equipa educativa no Conselho; iii) analisar de que forma o Conselho de Cooperação Educativa pode contribuir para a participação da criança no planeamento da ação; iv) compreender de que forma é que o Conselho pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento da criança. Considerando os objetivos delineados, optou-se por realizar um estudo caso, de natureza qualitativa ou interpretativa. Para a recolha de dados, recorri a entrevistas semi-diretivas às crianças e à educadora cooperante, assim como ao registo áudio de cinco momentos de Conselho. Os dados recolhidos foram analisados através de técnicas como a análise de conteúdo e a análise estatística, nomeadamente contagem e distribuição de frequências. Os dados reunidos apontam para a importância do Conselho para a participação das crianças tanto no planeamento como na vida em comum com os seus pares. Com efeito, os dados revelam que as crianças são conscientes do seu papel no Conselho, reconhecem a importância deste momento na rotina de sala e que a equipa educativa dá espaço para as crianças participarem e manifestarem as suas opiniões. É, ainda, de salientar que, aquando do planeamento, foi observável que as crianças têm oportunidade de expressar os seus interesses e necessidades, e que os mesmos são valorizados e considerados, participando de forma ativa no seu processo de aprendizagem.