Browsing by Author "Rocha, Soraia Filipa Coelho da"
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- Tecnologias de apoio e multideficiência: recursos mediadores da aprendizagem e da inclusãoPublication . Rocha, Soraia Filipa Coelho da; Nunes, ClarisseEste trabalho estuda o papel que as Tecnologias de Apoio (TA), particularmente as relacionadas com a Comunicação (TAC), podem desempenhar na educação de crianças e jovens que frequentam Unidades de Apoio à Educação de Alunos com Multideficiência (UAM). Procuramos perceber que TAC existem em UAM e como são utilizadas para promover a aprendizagem e a inclusão dos alunos. Metodologicamente a opção recaiu sobre a realização de um estudo de caso, efetuado numa UAM. Para a recolha de dados recorreu-se a observações, entrevistas e pesquisa documental. Esses dados foram analisados recorrendo à análise do seu conteúdo. Os resultados evidenciam a existência de recursos de alta e baixa tecnologia, sendo notório um maior investimento em TA de alta tecnologia, nomeadamente Tecnologias Informação e Comunicação (TIC), sobretudo hardware. As TA presentes destinam-se a facilitar o acesso à informação e à comunicação, a promover oportunidades de aprendizagem e a estimular sensorialmente os alunos. Os recursos de baixa tecnologia parecem ser utilizados de forma mais consistente do que os de alta tecnologia, destacando-se os Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Esta TA é usada na “régua de comunicação”, no “caderno de comunicação digital”, e no software “Comunicar com símbolos”, sobretudo, para realizar tarefas académicas e para fazer recados. Utilizam também com alguma regularidade TIC (hardware e software). As TA são utilizadas com vários objetivos, mormente, para promover oportunidades de aprendizagem e aquisições curriculares relacionadas com a língua portuguesa e com a matemática, mas não tanto para promover a inclusão. A reação dos alunos à utilização das TA é, no geral, positiva, embora alguns alunos reagem de forma passiva. Os professores têm algumas reservas em relação à utilização do tablet e às suas potencialidades. As capacidades dos alunos e a desadequação ou fragilidade de alguns recursos tecnológicos constituem as principais barreiras à utilização das TA existentes.