Browsing by Author "Ribeiro, Ana Carolina dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da auditoria interna nas insituições públicas de ensino superior em Portugal continental - universidade e politécnicosPublication . Ribeiro, Ana Carolina dos Santos; Nunes, António TrindadeA crescente internacionalização da economia através do crescimento dos mercados, do aumento da competitividade e das constantes alterações no ambiente dos negócios leva a um aumento da importância das atividades de gestão de risco e da governação. É, neste contexto que surgem alterações internas no seios das organizações que conduzem à implementação e adoção de adequados sistemas de controlo interno que permitam de uma forma eficiente e eficaz identificar, gerir e mitigar os riscos, possibilitando às organizações fazer face às constantes alterações em ambiente de “negócio”. O papel da auditoria interna em Portugal tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante ao longo dos tempos no seio das organizações servindo como instrumento de apoio à gestão na tomada de decisão e alcance dos seus objetivos, importância que se tem estendido às entidades da administração pública. Para a realização desta investigação, que tem por objetivo analisar a importância e a existência da Auditoria Interna nas Instituições de Ensino Superior Público em Portugal Continental, Universidades e Institutos Politécnicos, elaborou-se um questionário que foi enviado para todas as instituições objeto da presente dissertação e realizado o tratamento estatístico dos dados. Embora a dimensão pareça ser determinante na implementação de algumas práticas de auditoria interna, esta é uma atividade que tem, ainda, pouca expressividade dentro das instituições de ensino superior, apesar de existir uma maior preocupação dentro das organizações quanto a esta função. Como em geral as instituições de ensino superior são de dimensão considerável, a auditoria interna torna-se fundamental no sentido de garantir uma otimização dos recursos públicos, e consequentemente uma melhoria da boa governação. O estudo mostra, contudo, que as instituições de ensino superior público têm ainda um caminho a percorrer no que diz respeito ao desenvolvimento do modelo de auditoria interna a adotar.