Browsing by Author "Rangel, Margarida Pereira"
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- O patrocínio no envolvimento e atitudes dos consumidores: estudo do caso Somersby Out JazzPublication . Rangel, Margarida Pereira; Machado, Ana TeresaAtualmente, devido ao crescimento substancial da indústria musical em Portugal e à sua internacionalização nos mercados, temos vindo a assistir à progressiva utilização do patrocínio a eventos como uma poderosa ferramenta de comunicação por parte de marcas ou empresas. Numa perspetiva de comunicação de marketing integrado, as ações de patrocínio surgem como um mecanismo extremamente útil, eficaz e estratégico que visa o alcance a novos públicos-alvo, objetivos e metas pré-determinadas por parte das marcas. Para tal, é importante que haja um prévio conhecimento das mesmas acerca do comportamento dos seus consumidores, de forma a conseguirem construir estratégias de marketing e comunicação eficazes que consigam alcançar os resultados pretendidos. A proximidade física e emocional partilhada em eventos de cariz musical, promovem um conjunto de sentimentos de identificação e partilha entre os artistas e as audiências, e por esta razão, as marcas pretendem ser um meio mediador nesta relação exclusiva. Assim, a presente investigação no âmbito desta dissertação de mestrado visa compreender de que forma as ações de patrocínio por parte de uma marca a um evento, em especial a um festival de verão, influencia a atitude e envolvimento dos espectadores face à própria marca patrocinadora e ao evento, tendo em consideração a congruência e harmonia entre estes dois agentes. As conclusões constatadas nesta investigação apontam diretrizes para que as marcas compreendam quais os proveitos que as ações de patrocínio podem gerar para as suas atividades de negócio e se a adoção de estratégias de patrocínio pode criar ou melhorar a atitude e envolvimento dos consumidores às suas marcas. Os resultados aferidos demonstram que o envolvimento do consumidor ao evento tem consequência direta na atitude do mesmo face à marca, ou seja, podemos afirmar que a principal conclusão desta investigação consiste no facto do envolvimento do consumidor com o Out Jazz ter uma influência positiva na atitude do consumidor em relação à marca Somersby.