Browsing by Author "Ramos, Vanessa Alexandra Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As dimensões individual e coletiva no ensino exploratório da matemáticaPublication . Ramos, Vanessa Alexandra Ferreira; Brunheira, LinaO presente documento relata uma intervenção realizada numa turma de 3.º ano de escolaridade, acompanhada de uma investigação. A instituição onde a turma está inserida é uma instituição privada que segue os princípios orientadores do Movimento da Escola Moderna, pelo que se rege pela cooperação, comunicação e participação democrática dos alunos. No caso da investigação, o objetivo central deste estudo é compreender de que forma o trabalho individual dos alunos contribui para as explorações do grupo, mas também de que forma essas explorações em grupo contribuem para a exploração individual. Concretamente, pretendo responder às questões: (1) De que forma o trabalho individual do aluno pode rentabilizar ma i s o trabalho do grupo na tarefa de exploração? (2) De que forma o trabalho em grupo auxilia cada membro na exploração da tarefa? O estudo segue uma metodologia qualitativa para tentar compreender este fenómeno em profundidade. Desta feita recorri à análise documental (PCT e das resoluções dos alunos), notas de campo, entrevista e observação participante. Durante a intervenção foram realizadas quatro experiências que foram analisadas de acordo com as seguintes categorias: grau de sofisticação das resoluções; comunicação matemática; e a cooperação/interação do grupo. Como tal, escolhi um grupo de alunos heterogéno que me permitisse uma reflexão mais rica e diversificada. Nas experiências aplicadas integrei sempre este grupo de alunos, fazendo desta investigação uma investigação-ação. No fim da investigação retirei algumas conclusões, mais concretamente que o impacto da organização dos alunos se deve, em muito, à natureza da tarefa que influencia diretamente a sua predisposição, mas também que a dimensão individual enriquece o trabalho de grupo, embora o contrário também se verifique. De facto, após explorações em grupo, os alunos redefinem estratégias e modos de pensar que, progressivamente se vão assemelhando aos do grupo. Além disto, apresento uma avaliação das aprendizagens dos alunos, bem como dos objetivos gerais do Plano de Intervenção, seguida de uma avaliação do estudo.