Browsing by Author "Pinto, Maria Helena Soares"
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- Sistema de indicadores de desempenho para instituições do ensino superior portuguêsPublication . Pinto, Maria Helena Soares; João, Isabel Maria da SilvaO regime jurídico de avaliação do ensino superior estabelece o foco da avaliação na qualidade do desempenho dos estabelecimentos de ensino superior, com o objetivo de proporcionar, a melhoria da qualidade das instituições, a prestação de informação fundamentada à sociedade e o desenvolvimento de uma cultura interna de garantia de qualidade. O presente trabalho centra-se sobre a avaliação de desempenho das Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas, alicerçada num sistema de indicadores, que através de um modelo multicritério de apoio à decisão, permita a monitorização interna da qualidade, com vista à melhoria de eficácia e da eficiência, e que externamente possibilite o benchmarking entre instituições. O modelo multicritério de apoio à decisão utilizado foi o MACBETH (Measuring Attactiveness by a Categorical Based Evaluation Technique). Após a caracterização do contexto, o modelo foi estruturado com a intervenção de decisores, tendo sido identificadas as principais áreas de atividade das IES, e para uma área específica (ensino), foram definidos os critérios (indicadores), os descritores, as funções de valor e os pesos. Para melhor caraterizar o contexto subjacente à avaliação do desempenho do ensino superior, foi efetuada uma análise sobre a evolução da avaliação do ensino superior em Portugal, foram abordados os principais modelos de qualidade passíveis de ser utilizados como referência para os sistemas de qualidade das IES, foram analisados casos de sucesso de IES portuguesas cujos sistemas de qualidade foram certificadas pelo prazo máximo de seis anos e foi efetuado um levantamento dos principais indicadores da qualidade aplicados ao ensino superior, em resultado da legislação, dos processos de acreditação em vigor e dos sistemas de qualidade dasIES referidas. O modelo utilizado, organizado numa estrutura hierárquica multinível, revelou potencial para servir de suporte à avaliação de desempenho de uma IES, tendo os indicadores sido identificados como o elemento principal que poderá restringir o sucesso deste modelo. O êxito deste modelo será tanto maior quanto maior for a aceitação dos indicadores utilizados, pelas diferentes IES, sendo que para além desta aceitação, os indicadores devem ser capazes de traduzir a realidade do sistema binário que carateriza o ensino superior em Portugal, sem ferir a especificidade de cada um dos subsistemas.