Browsing by Author "Pereira, Filipa Nepomuceno Ramirez"
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- Conceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infânciaPublication . Pereira, Filipa Nepomuceno Ramirez; Falcão, Miguel; Almeida, TiagoAs emoções estão presentes em todos os momentos da vida de todos os seres humanos, dos mais novos aos mais velhos, e a capacidade de lidar com elas in-terfere no bem-estar de cada um. Através da investigação que está na base desta dissertação, que assumiu o formato de estudo de caso, pretendeu-se conhecer as conceções de uma educadora e as práticas concretas do seu grupo, para com-preender em que medida a brincadeira de faz-de-conta proporciona a emergência de competências emocionais de crianças entre os três e os seis anos. A educa-dora foi escolhida por conveniência num jardim de infância da rede pública do concelho de Cascais, por seguir um modelo de trabalho na área de faz-de-conta/teatro que se enquadra no paradigma da educação artística. A amostra de crianças foi definida aleatoriamente a partir do seu grupo, no ano letivo de 2014-2015. Os dados foram recolhidos através de três técnicas distintas – entrevista semies-truturada, questionário de respostas abertas e observação direta, com captação videográfica. Numa primeira fase realizou-se a entrevista e o questionário à edu-cadora, com o objetivo de compreender as suas conceções sobre as variáveis em análise (faz-de-conta e desenvolvimento emocional). Os dados recolhidos nas ob-servações realizadas em três sessões de faz-de-conta espontâneo foram transcri-tos para fichas de observação naturalista. O tratamento dos dados dos inquéritos foi realizado em conjunto através de análise de conteúdo e o das observações através de procedimento estatístico. Os resultados do estudo permitem afirmar que emergem das brincadeiras de faz-de-conta de crianças entre os três e os seis anos manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. As competências de nomeação emocional não foram observadas. Tendo em conta o enquadramento teórico mobilizado (Fehr & Russ, 2014; Guimarães e Costa, 1996; Gottman & De-Claire, 1999; entre outros) e os resultados obtidos, fica patente a relevância do faz-de-conta enquanto prática que poderá contribuir para a promoção do bem-estar emocional de crianças entre os três e os seis anos.