Browsing by Author "Oliveira, Bruna Filipa Marques"
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- Cidadania e participação: trabalho cooperativo e desenvolvimento de competências em história e geografia (1.º e 2.º ciclos do ensino básico)Publication . Oliveira, Bruna Filipa Marques; Hortas, Maria JoãoO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. A partir do reconhecimento das fragilidades e potencialidades dos alunos das duas turmas, foi realizado um estudo de natureza investigativa que se centra no desenvolvimento da Cidadania e Participação, através dos contributos do trabalho cooperativo em sala de aula de História e de Geografia. Deste modo, a proposta de investigação tem como problemática: Cidadania e Participação - O trabalho cooperativo e o desenvolvimento de Competências de História e Geografia de Portugal (1.º e 2.º Ciclos da Educação Básica). A resposta a esta problemática organiza-se a partir de três objetivos: Identificar estratégias e atividades de trabalho cooperativo promotoras da participação; Compreender o contributo do trabalho cooperativo e da participação dos alunos para o desenvolvimento de competências Histórico-Geográficas; Explicar o contributo do trabalho cooperativo e da participação dos alunos para o desenvolvimento de competências de cidadania. Metodologicamente recorremos à planificação de atividades em sala de aula que implicassem os alunos no desenvolvimento de trabalho cooperativo de modo a refletir sobre os resultados do envolvimento nestes processos participados de aprendizagem no desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania. A investigação desenvolvida permite concluir que o envolvimento dos alunos em atividades que implicam o trabalho cooperativo facilita o desenvolvimento de competências de cidadania, alicerçadas numa cultura da democracia, destacando-se neste estudo as competências respeito e responsabilidade, cooperação e empatia. A partir do percurso vivido e dos resultados obtidos terminamos este estudo com um conjunto de orientações para uma prática pedagógica em História e Geografia comprometida com a formação de cidadãos competentes para a prática de uma cultura da democracia.