Browsing by Author "Oliveira, Beatriz Pires Heliodoro De"
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- Entrelaçar gerações em educação de infância: vivências, partilhas e interações entre crianças e idosos numa sala de pré-escolarPublication . Oliveira, Beatriz Pires Heliodoro De; Friães, Rita Margarida de AquinoO relatório de estágio apresentado surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento tem como finalidade retratar de forma reflexiva e fundamentada o meu processo de intervenção e investigação educativa desenvolvido ao longo de quatro meses num estabelecimento educativo pertencente à rede pública e privada, na valência de Pré-Escolar, com um grupo de vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os dois e os cinco anos. Apresenta ainda uma reflexão crítica sobre o processo de construção da profissionalidade, baseada nas vivências e experiências tidas no âmbito das práticas supervisionadas (PPSI e PPS II). Resultante de uma frequente análise interpretativa das minhas observações e vivências ao longo da prática, considerei pertinente refletir acerca do papel da organização socioeducativa como espaço promotor de partilhas, vivências e interações entre crianças e idosos, realizando um estudo de natureza qualitativa, norteado pela metodologia de estudo de caso, com os seguintes objetivos: (i) Compreender as perceções das famílias, da diretora e da educadora acerca da importância da construção de parcerias com as famílias em contexto de jardim de infância; (ii) Sinalizar e caracterizar as práticas e atividades que a organização socioeducativa promove para incentivar a participação e envolvimento das famílias; (iii) Analisar as potencialidades do convívio intergeracional para o bem-estar e desenvolvimento das crianças; (iv) Sinalizar e caracterizar as práticas e atividades que a organização socioeducativa promove para incentivar a relação entre as crianças e os idosos; (v) Analisar as perceções das crianças e dos avós sobre as relações que estabelecem entre si. A recolha de dados passou pelo recurso a diversas técnicas - observação direta participante, observação direta não participante de caráter naturalista, análise documental, entrevistas semiestruturadas à diretora da organização socioeducativa e à educadora cooperante, breve entrevista às crianças da sala T e aos respetivos avós, aplicação de um inquérito por questionário às famílias das crianças da sala T e ainda conversas informais com a educadora cooperante, que possibilitaram uma compreensão aprofundada e contextualizada do fenómeno em análise. Os resultados apontam para que a participação ativa das famílias, em especial dos avós, e a valorização das relações intergeracionais contribuem para o bem-estar e desenvolvimento das crianças e dos idosos, promovendo, nas crianças, o desenvolvimento de competências sociais, comunicativas e de empatia, e, nos idosos, o reforço do sentido de utilidade e a valorização pessoal. Com efeito, os dados sustentam que os avós contribuem de forma ativa para o bem-estar das crianças da sala T, através do acompanhamento diário, da colaboração em atividades promovidas pela organização socioeducativa e da partilha de experiências e tradições familiares.