Browsing by Author "Nobre, Raquel Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metacognição e autorregulação no contexto das aulas de técnica de dança contemporânea, com alunos de 2º ano, do Conservatório Regional do Baixo AlentejoPublication . Nobre, Raquel Marques; Graça, Cristina Maria Pereira de AlmeidaO relatório de estágio que aqui se apresenta está inserido no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (6ª Edição), pela Escola Superior de Dança – Instituto Politécnico de Lisboa. O estágio foi realizado sobre a temática da metacognição e autorregulação no contexto das aulas de técnica de dança contemporânea, com alunos de 2º ano, do Conservatório Regional do Baixo Alentejo. Pretendeu-se identificar e promover estratégias metacognitivas e aprendizagens autorreguladas nos alunos, nas aulas de técnica de dança contemporânea. Utilizamos uma metodologia de investigação qualitativa com base no processo da investigação-ação. O estágio decorreu durante o ano letivo 2017/2018 e foi dividido em quatro etapas importantes: observação estruturada, lecionação partilhada, lecionação autónoma e participação noutras atividades da escola cooperante. A nossa recolha de dados foi realizada nas diferentes etapas utilizando como instrumentos e técnicas para a recolha de dados: grelhas de observação, diários de bordo e vídeo-gravação. Consideramos que este foi um processo de trabalho que conseguiu enriquecer todas as pessoas envolvidas (mestranda, alunas e professora cooperante). Foi bastante gratificante poder realizar esta troca de ideias, de conhecimentos e de experiências profissionais e pedagógicas durante este período de trabalho. Desta forma, consideramos que conseguimos alcançar os nossos resultados mais desejados. Esperamos com isto, que futuramente as alunas continuem a desenvolver este tipo de trabalho consciente, com participação ativa e responsável nas suas aprendizagens, tornando-se desta forma alunas autónomas no processo de ensino e aprendizagem.