Browsing by Author "Morais, Rúben Daniel Silva"
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- Valor estratégico da marca no sector automóvel: o valor da Volvo Cars em Portugal junto dos seus consumidoresPublication . Morais, Rúben Daniel Silva; Martins, José MoleiroO trabalho de investigação aqui apresentado tem como meta analisar o Valor Estratégico representado por uma marca no setor automóvel para com os seus consumidores. Tendo como inspiração o meu interesse e conhecimento pelo setor automóvel ligando com os conceitos e competências adquiridas no Mestrado de Gestão e Empreendedorismo, a investigação começou a ser iniciada com a revisão da literatura, que se focou em torno dos conceitos de Marca, Valor e Consumidor. Esta tópico revela ser parte inicial, mas também essencial para a investigação, pois através dos conceitos transpostos por determinados autores, foi possível começar a esboçar a investigação. Destes autores, destacou-se Aeker (1991) com o seu conceito Brand Equity. Depois de toda a revisão de literatura ser revista, ficaria definido que a abordagem da investigação desta dissertação passaria por estudar qual o Valor Estratégico que uma marca desempenha para os seus consumidores tendo como base de sustentação literária e medição o conceito de Brand Equity desenvolvido por Aeker (1991). Definido o plano de investigação, faltaria assim definir qual o objeto de estudo, ou seja, a marca que pudesse servir como amostra do setor automóvel. A marca selecionada foi a Volvo Cars que com a colaboração de um vasto grupo de proprietários de veículos da marca, foi possível realizar um inquérito onde aproximadamente duzentas pessoas participaram e com as suas respostas dadas em total anonimato foi possível retirar conclusões e analisar o nível de Brand Equity que esta marca representa junto dos consumidores em Portugal. Com todas estas respostas ao inquérito a funcionar como obtenção de dados secundários e analisando todos os dados secundários obtidos através de estudos de mercado e relatórios, foram considerados os cinco grandes tópicos deste conceito expandido por Aeker (1991) (a fidelidade à Marca, o reconhecimento da Marca, a Qualidade Percebida, a Associação à Marca e Outros Activos subjacentes à Marca) para medir o Valor Estratégico da Volvo Cars, junto dos seus consumidores em Portugal.