Browsing by Author "Milicias, Mariana Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como o plano do dia potencia a participação das criançasPublication . Milicias, Mariana Rodrigues; Rosa, ManuelaO presente relatório aborda, de uma forma crítica e reflexiva, a minha Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), realizada numa sala de pré-escolar durante 4 meses. Trata-se da reflexão das diversas experiências que vivenciei com um grupo de 25 crianças e da aquisição e fundamentação de conhecimentos teóricos e práticos em contexto de jardim de infância. Será apresentada a caracterização do contexto educativo, as intenções pedagógicas que nortearam a minha prática bem como a sua avaliação. Posteriormente será apresentada a problemática desencadeadora da investigação levada a cabo ao longo da prática. Com o desenvolvimento deste relatório, foi notório o aprofundamento do meu conhecimento teórico associado à prática, o que promoveu a construção da minha identidade profissional. Relativamente à investigação, a mesma desenvolveu-se a partir de um estudo de caso cujo tema é: Como o plano do dia potencia a participação das crianças e teve como objetivo perceber a influência deste instrumento de pilotagem, inserido no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), na participação das crianças na organização do seu dia. De modo a perceber esta influência na participação, foram recolhidos dados através de observações, registos escritos, entrevistas e conversas informais com a Educadora Cooperante (EC). Os resultados obtidos confirmam a importância do plano do dia na participação das crianças do grupo e mostram a diferença entre o antes e o depois do uso do plano do dia. O estudo revela que, com o aumento da participação, deu-se também o aumento da capacidade de escuta das crianças, não só no momento do preenchimento do plano do dia, mas também noutros momentos da rotina em grande grupo. É também possível perceber, através deste relatório, que os principais ganhos da identidade profissional, construída desde a PPS I, realizada em creche, até agora ,se baseiam no trabalho de equipa, na troca de informações entre escola-famílias e ainda na importância da reflexividade profissional.