Browsing by Author "Milagaia, Catarina da Canhota"
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- Perspetivas das mães sobre inclusão de crianças com NEE: indicadores de avaliação de práticas inclusivasPublication . Milagaia, Catarina da Canhota; Silva, Francisco Vaz daA experiência de inclusão de crianças e jovens com NEE nos seus contextos naturais é um processo complexo, envolvendo várias pessoas que não partilham forçosamente das mesmas perspectivas. O presente trabalho partiu dos seguintes objetivos: Conhecer as perspetivas de mães com crianças com NEE em idade escolar sobre o conceito e os processos de inclusão; Identificar que fatores as mães apontam como facilitadores da inclusão nos diferentes contextos de vida bem como as barreiras encontradas; Identificar indicadores de sucesso da inclusão valorizados pelas mães; Foi realizada uma entrevista focus group com seis mães de crianças com NEE que revelam as suas experiências, opiniões e momentos que lhes marcaram na vida escolar e social dos seus filhos. A análise de conteúdo da entrevista mostrou que as mães consideram inclusão como uma questão de Direitos Humanos, ainda não completamente assegurados e dependentes da disponibilidade de recursos materiais e humanos que garantam o acesso e participação das pessoas (crianças e jovens) nas atividades e serviços da comunidade em que vivem. Por outro lado as mães testemunham o sentimento de satisfação e alegria de todas as pessoas envolvidas nos momentos em que real inclusão acontece. Tanto as participantes no estudo como a literatura apontam um conjunto de indicadores/fatores facilitadores que se consideram centrais no processo de inclusão, nomeadamente a atitude dos profissionais, a organização escolar, a relação entre os pares. Como indicador do sucesso da inclusão mais valorizado pelas mães deparamo-nos com as oportunidades de participação oferecidas à criança e o seu envolvimento em atividades com os seus pares. As barreiras encontradas prendem-se com a dificuldade de relacionamento e comunicação entre famílias e a escola, as baixas espectativas dos profissionais em relação à criança e a ausência de respostas tanto da escola como, muitas vezes, da comunidade.