Browsing by Author "Mendes, Adriana Narciso"
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- Avaliação do impacto dos riscos associados a projetos na competitividade da organização. Caso de estudo.Publication . Mendes, Adriana Narciso; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Anes, Vítor Manuel RodriguesPerante uma dinâmica entre mercados e a indústria cada vez mais desafiante, competitiva e globalizado, as organizações têm trabalhado em prol de se tornarem mais flexíveis e inovadoras a fim de alcançar uma vantagem competitiva e diferenciadora face aos seus concorrentes, com a colocação de novos produtos no mercado. O desenvolvimento de novos produtos para além de ser complexo, exige recursos e competências às organizações, apresentando-se como riscos que podem colocar em causa a sustentabilidade das mesmas. Para se ser competitivo, inovador e diferenciador é necessário colocar em prática a estratégia delineada pelo Project Manager, implementada através de projetos e assim alcançar os objetivos com sucesso. A gestão de um projeto tem a si associados riscos desde a definição de âmbito, tempo, orçamentos, alocação de recursos, entre outros. O Processo de Gestão de Risco permite a identificação e avaliação do risco e respetiva a monitorização, permitindo a gestão de incertezas, identificando as oportunidades e ameaças em termos dos seus impactos e probabilidade de ocorrência, contribuindo para a minimização dos efeitos negativos. A presente dissertação pretende desenvolver um modelo de avaliação dos potenciais modos de falha associados a projetos na indústria automotiva, de forma a priorizar o tratamento de eventos que apresentam um índice de risco superior e maior probabilidade de ocorrerem. Com o objetivo de a organização gerir e detetar quais apresentam impacto negativo sobre a sua competitividade, o modelo apresentado é suportado em duas metodologias, FMEA e Fuzzy Logic, concluindo qual o projeto que apresenta uma taxa de risco considerada aceitável pela organização, permitindo a conquista da competitividade através dos seus produtos e, consequentemente, de quota de mercado.