Browsing by Author "Matos, Maria Joana Malaquias Bueno de"
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- Contributo da utilização de símbolos tangíveis e do conto de histórias na regulação do comportamento e no desenvolvimento de competência comunicativas numa criança com Síndrome de JoubertPublication . Matos, Maria Joana Malaquias Bueno de; Nunes, ClarisseO presente trabalho apresenta um estudo empírico decorrente da implementação de um projeto de intervenção, que durou quatro meses e teve como propósito compreender o contributo que a utilização de Símbolos Tangíveis (ST) e o conto de histórias pode ter na promoção do estabelecimento de uma relação de confiança entre a criança com Síndroma de Joubert (SJ) e o adulto, bem como no desenvolvimento das suas capacidades comunicativas e na melhoria do seu comportamento. Esta pesquisa de natureza qualitativa definiu-se como um projeto de investigação-ação, desenvolvido em quatro fases: (i) caracterização inicial da situação e identificação da problemática; (ii) definição do plano de intervenção; (iii) implementação do plano de intervenção e (iv) avaliação do plano de intervenção. Durante este percurso procedeu-se à respetiva revisão da literatura. O estudo envolveu a participação de uma criança com SJ, que à data do início do plano de intervenção tinha quatro anos de idade e apresentava atraso global no desenvolvimento psicomotor com hipotonia generalizada ao nível dos membros inferiores, tronco e membros superiores. Manifestava ainda dificuldade em se expressar e apresentava com frequência episódios de frustração, principalmente em ambientes imprevisíveis ou destruturados. Participaram ainda no estudo o seu encarregado de educação, seis profissionais da instituição que trabalham diariamente com ela: três docentes, dois técnicos e um auxiliar de educação. Os dados foram recolhidos recorrendo às seguintes técnicas: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observação. O plano de intervenção focou-se na utilização de Símbolos Tangíveis como forma de promover o estabelecimento de uma relação de confiança entre a criança com SJ e o adulto, bem como o desenvolvimento das suas capacidades comunicativas e a melhoria do seu comportamento. Os Símbolos Tangíveis foram utilizados no sistema de calendário, na identificação de espaços, na identificação das pessoas e nas histórias adaptadas e multissensoriais. Durante o período de intervenção a criança começou a apresentar mais comportamentos sociais positivos e a manifestar mais competências comunicativas, passando a usar alguma linguagem oral de forma mais eficiente, funcional e prazerosa. Conseguiu ainda apreender o significado dos 42 ST introduzidos, revelando facilidade em compreender, sobretudo, o significado dos Símbolos Tangíveis mais concretos. A introdução de Símbolos Tangíveis na organização das rotinas e dos espaços, bem como na atividade de conto de histórias revelou-se uma estratégia útil à estabilização dos comportamentos da criança, inferindo-se que essa estratégia a ajudou a compreender melhor os contextos físicos e sociais que frequentava, tornando-se esta uma criança mais calma e tolerante, nomeadamente às mudanças de atividades e locais (onde revelava maiores episódios de desorganização).