Browsing by Author "Martins, Maria do Carmo Nunes"
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- Domínio lexical e compreensão da leitura na criança surdaPublication . Martins, Maria do Carmo Nunes; Sim-Sim, InêsEsta dissertação baseou-se em pressupostos de que as crianças surdas profundas possuem baixos níveis de literacia e de que existe uma relação positiva entre o desenvolvimento lexical e a compreensão da leitura nos alunos ouvintes. Partindo desta premissa, pretendemos perceber se nas crianças surdas, cuja primeira língua é a língua gestual (LG), também existe essa correlação. Escolheu-se uma população alvo de alunos surdos, aplicou-se um teste de avaliação de competências de leitura (TACL), elaborado a partir de um texto usado na prova de aferição de língua portuguesa do 4.º ano de escolaridade de 2001. Este teste integrou três provas: prova de imagens para avaliar o conhecimento lexical em língua gestual (prova A); prova de palavras escritas, correspondentes às imagens, para avaliar o conhecimento lexical em português escrito (prova B) e uma prova para avaliar a compreensão de leitura do texto mencionado (prova C). A amostra integrou um grupo de 15 alunos surdos pré-linguísticos, de grau severo ou profundo, com conhecimentos de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de Português Escrito (PE). Todos frequentavam o 2º ciclo do ensino básico (5º e 6º ano) numa escola de referência da área da grande Lisboa. Embora pareça ser importante um bom domínio da língua gestual para gerar melhores competências metalinguísticas que poderão influenciar positivamente o conhecimento da língua escrita, questionou-se sobre a relação entre o conhecimento de LGP, o conhecimento lexical do Português e a proficiência na compreensão da leitura. A análise dos resultados, permitiu confirmar que: • os alunos apresentaram um baixo nível de leitura em relação ao ano de escolaridade que frequentavam; • o domínio precoce da língua gestual e do português escrito são factores determinantes na competência de leitura; • o grau de surdez parece influenciar as competências de leitura;A análise dos resultados, embora não linear, permitiu-nos também confirmar algumas das premissas, ou seja: • que um bom domínio lexical em LGP é importante, porque induz um melhor desenvolvimento linguístico e cognitivo não provocando por si só uma maior competência no PE; • que existe uma correlação positiva entre o conhecimento lexical em PE e a compreensão da leitura.