Browsing by Author "Martins, Filipa Vieira da Silva"
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- "A mãe da M.F veio à nossa sala" - Participação e envolvimento das famílias num contexto de Jardim de Infância: das representações às práticasPublication . Martins, Filipa Vieira da Silva; Friães, RitaNo presente relatório é apresentada uma análise crítica e reflexiva sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS) inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A mesma ocorreu numa sala de jardim de infância, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos. Após vários momentos de observação e reflexão durante a PPS, foi possível constatar a existência de uma relação positiva e consistente entre o contexto socioeducativo e as famílias da sala JI1. A literatura tem vindo a apontar para os vários benefícios dessa relação, nomeadamente, para o desenvolvimento e bem-estar da criança. Considerando os dados de observação recolhidos, a atualidade e a relevância da temática, considerou-se pertinente realizar uma investigação com vista a compreender a dinâmica Escola-Família no contexto socioeducativo em questão, em particular na sala de JI1. Em face dos objetivos delineados, optou-se pela realização de um estudo de caso, de natureza qualitativa ou interpretativa, assente na combinação de uma pluralidade de técnicas de investigação, quer na fase de recolha, quer na fase de análise de dados. Com efeito, a recolha de dados passou pela combinação de técnicas de observação direta, através da qual se reuniu um conjunto alargado de notas de campo, e de observação indireta, designadamente, análise documental, inquérito por questionário, inquérito por entrevista e focus group. Os dados qualitativos foram submetidos a uma análise de conteúdo e os dados quantitativos foram submetidos a um tratamento estatístico, designadamente, contagem e distribuição de frequências. Os resultados da investigação sugerem que tanto as famílias como o contexto socioeducativo concordam com a importância do estabelecimento de uma relação entre a escola e as famílias. Paralelamente, revelam que as estratégias implementadas pela organização socioeducativa e pela equipa educativa para o estabelecimento dessa relação resultam numa relação positiva e num elevado nível de envolvimento das famílias, num impacto positivo na organização, nas famílias e nas crianças. Não obstante, os dados revelaram também que, na organização em estudo, não existe uma prática de participação das famílias, ainda que se denote da parte dos seus atores uma predisposição para que esta prática seja instituída. No presente relatório, inclui-se ainda uma reflexão sobre o impacto do processo vivenciado ao longo do percurso formativo, em particular, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada, na construção da minha identidade profissional.