Browsing by Author "Martins, Ana Margarida Campos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Escrever para aprender estudo do meioPublication . Martins, Ana Margarida Campos; Almeida, António; Silva, EncarnaçãoNo primeiro ciclo do ensino básico, o professor tem a possibilidade de selecionar uma área de trabalho integradora para a aprendizagem de outros saberes, numa abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento. Por outro lado, na escola, o conhecimento circula partindo da informação escrita dos manuais até às avaliações que apelam ao desempenho escrito dos alunos, sem que, contudo, se promova um ensino explícito da escrita e se incentive a construção e a partilha de conhecimento a partir da escrita. Com base na avaliação diagnóstica da turma a professora-investigadora identificou dificuldades da maioria dos alunos na produção escrita de textos. Assim, tornou-se pertinente trabalhar sobre textos expositivos relacionados com conteúdos de Estudo do Meio, pela frequência com que apareciam nas provas finais, entretanto extintas. Este foi o ponto de partida para o presente estudo qualitativo de investigação-ação. Foram solicitadas produções textuais iniciais e finais às três turmas do 4.º ano da escola. Na turma da professora-investigadora foram implementadas três sequências de atividades, integrando a produção do texto expositivo e a aquisição de conteúdos de Estudo do Meio, numa perspetiva de escrever para aprender. A qualidade da produção textual foi avaliada nas categorias mecanismos de destaque, conteúdos, coesão e coerência e processo de escrita. Os textos da turma intervencionada, por comparação com os das restantes, foram os que mais significativamente melhoraram em todas as categorias, aspeto tanto mais relevante quanto se tratava da turma com pior desempenho escolar, o que sugere que a intervenção pedagógica foi vantajosa, tendo ocorrido melhoria da qualidade da produção textual e maior aquisição de conhecimentos em Estudo do Meio.