Browsing by Author "Martins, Alexandra da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributo do sistema integrado de comunicação e manipulação no desenvolvimento e aprendizagem de crianças com paralisia cerebral em contexto educativo/escolarPublication . Martins, Alexandra da Silva; Leite, Teresa; Nunes, ClarisseEste estudo analisou o contributo que a utilização de robots, físicos e virtuais, pode ter para promover a participação de crianças com paralisia cerebral (PC) em atividades académicas. A pesquisa efetuada procurou: i) compreender como é que as crianças com PC reagem ao uso de robots em contexto educativo; ii) descrever as estratégias utilizadas pelos professores para promoverem a aprendizagem das crianças durante a utilização do robot e iii) perceber se o uso de robots no contexto educativo facilita, ou não, a aprendizagem e a participação de crianças com PC em atividades comuns com os seus pares. A presente pesquisa consistiu na realização de um estudo de caso múltiplo, no qual participaram cinco crianças com PC e respetivos professores. A recolha dos dados foi efetuada recorrendo à pesquisa documental, à observação naturalista e à observação sistemática. Estas observações possibilitaram a identificação e posterior análise dos comportamentos verbais e não-verbais das crianças e dos adultos participantes no estudo, bem como do modo como interagiram entre si. Os resultados evidenciam que as crianças, mesmo aquelas com dificuldades cognitivas e motoras mais graves, apresentaram comportamentos de envolvimento na utilização do robot, manifestando interesse pelas atividades desenvolvidas. Os comportamentos observados em cada uma das crianças indicam uma participação ativa nas atividades apresentadas, tendo conseguido realizar a maioria das tarefas e responder corretamente à maioria das questões colocadas. O estudo demonstrou ainda que, na globalidade, os comportamentos revelados pelos adultos tiveram como principal propósito dar indicações e orientações, motivar e incentivar as crianças, tendo sido estas as estratégias mais predominantemente utilizadas. Contudo, o sistema de comunicação disponibilizado pelo sistema robótico foi poucas vezes utilizado, destacando-se o facto de os adultos não incentivarem o seu uso durante a realização das atividades. Este estudo sugere assim, que os robots têm potencial para promover a criação de oportunidades para estas crianças se desenvolverem e que facilitam uma participação mais ativa das crianças com NEE em atividades académicas, sendo necessário, porém, um maior investimento dos adultos no uso do sistema de comunicação.