Browsing by Author "Marques, Ana Emília da Fonseca"
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- Supervisão interpares – um projeto para a melhoria das práticas curricularesPublication . Marques, Ana Emília da Fonseca; Leite, TeresaO estudo apresentado desenvolveu-se através de um projeto de intervenção que foi implementado durante ano letivo de 2013/2014 e decorreu segundo uma metodologia de supervisão clínica entre duas professoras de Ciências Naturais, 9.º ano. O principal objetivo foi saber se um processo de supervisão interpares, levado a efeito em contexto profissional, pode ser percecionado pelos professores como um contributo para a melhoria das práticas curriculares. Inicialmente, foram realizadas entrevistas, a partir das quais se desenvolveu um processo formativo sobre supervisão clínica. Posteriormente, iniciou-se o processo de supervisão com três ciclos supervisivos, sendo o principal instrumento de recolha de dados a observação participante. Por último efetuaram-se entrevistas finais. Todos os dados recolhidos foram alvo de análise de conteúdo categorial. Da análise e interpretação dos dados, foi possível concluir que as dificuldades identificadas no início se relacionavam com a gestão curricular, tendo em conta a extensão do currículo e compartimentação de conteúdos e não deixando espaço para a aprendizagem de procedimentos e atitudes experimentais. A nível de mudanças experimentadas durante o processo de supervisão clínica, verificou-se a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inovadores, mais direcionados para as formas de aprendizagem dos alunos. O processo de supervisão clínica permitiu identificar melhor os problemas e encontrar soluções contextualizadas e estruturadas através do diálogo e reflexão interpares. Foram realçados os aspetos da colaboração paritária, partilha de saberes e dificuldades como facilitadores do processo. Destacou-se como constrangimento do processo o tempo de duração das reuniões do processo de supervisão. As docentes participantes consideraram que o processo de supervisão clínica foi um contributo para o seu desenvolvimento profissional, tendo abandonado algumas ideias-feitas sobre formas de desenvolvimento curricular e sugeriram que poderia ser alargado à sua área disciplinar ou outros departamentos.
- Supervisão Interpares – Um projeto para a melhoria das práticas curricularesPublication . Marques, Ana Emília da Fonseca; Leite, TeresaNeste texto, desenvolve-se o conceito de supervisão interpares como trajeto de melhoria das práticas curriculares, através da apresentação e discussão de um projeto de intervenção que decorreu segundo uma metodologia de supervisão clínica, entre duas professoras de Ciências Naturais do 9.º ano, no ano letivo de 2013/2014. O referido projeto teve como principal objetivo saber se um processo de supervisão interpares, levado a efeito em contexto profissional, pode ser percecionado pelos professores como um contributo para a melhoria das práticas curriculares. Os principais instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas semiestruturadas iniciais e finais, com caráter diacrónico, e a observação participante de três ciclos de supervisão clínica. Após cada momento, foi efetuado o tratamento, análise e interpretação dos dados recolhidos através da técnica de análise de conteúdo. Da análise e interpretação dos dados do estudo empírico foi possível concluir que as dificuldades iniciais, sentidas pelas docentes participantes, se relacionavam com a gestão curricular devido, em particular, à extensão do currículo. As mudanças experimentadas durante o processo de supervisão clínica manifestaram-se na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e inovadores, mais direcionados para as formas de aprendizagem dos alunos. As docentes participantes consideraram que o processo de supervisão clínica foi um contributo para o seu desenvolvimento profissional, salientando as práticas colaborativas como facilitadoras do processo.