Browsing by Author "Marcelino, Maria Paula Ribeiro Velez Rodrigues"
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- Inclusão e currículo - as práticas curriculares dos professores dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, decorrentes da inclusão de alunos com N.E..E.Publication . Marcelino, Maria Paula Ribeiro Velez Rodrigues; Rodrigues, ArmindoEste estudo investiga as adaptações e modificações curriculares que os professores e as escolas consideram necessário efectuar, como consequência da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (N.E.E.) nas estruturas regulares de ensino. As transformações efectuadas no currículo comum, com a finalidade de encontrar a melhor resposta às necessidades desses alunos, vão desde alterações na organização da sala de aula, de actividades e/ou de estratégias, desenvolvidas, essencialmente, pelos docentes do ensino regular, até aos currículos específicos individuais, da responsabilidade dos órgãos de gestão e dos serviços de Educação Especial das escolas. O estudo tem, assim, como objectivo identificar e caracterizar as adequações no processo de ensino e aprendizagem efectuadas pelos professores do ensino regular, decorrentes da inclusão de alunos com N.E.E. O estudo foi realizado em duas escolas, uma do 2º Ciclo e outra do 3º Ciclo, junto de treze Directores de Turma, dos professores que formavam esses Conselhos de Turma e dos Docentes de Educação Especial envolvidos no apoio a essas turmas. Utilizando uma metodologia qualitativa, foram analisados: Planificações, Programas Educativos Individuais e Actas dos Conselhos de Turma. Foram igualmente realizadas Entrevistas aos directores das turmas onde havia alunos com N.E.E. Entre as conclusões encontradas importa salientar que os professores do ensino regular: apontam vantagens da inclusão para os alunos com e sem N.E.E; têm a percepção de que os critérios que determinam a existência de N.E.E. não estão ajustados às reais dificuldades dos alunos; consideram as limitações do próprio aluno como a causa principal das suas dificuldades em aprender. Como conclusões principais do estudo pode afirmar-se que os professores: usam os seguintes critérios para seleccionar os conteúdos a transmitir aos alunos com N.E.E: ser importante para a sua vida diária / futuro, implicar menor capacidade de abstracção, adequar-se às suas características; têm a expectativa de que os seus alunos com N.E.E. consigam acompanhar o currículo comum até ao final da escolaridade obrigatória.