Browsing by Author "Machado, Susana de Sousa"
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- Eu sou o responsável do dia. Preciso do colete! A participação das crianças em educação de infância: um estudo numa sala de transição de pré-escolarPublication . Machado, Susana de Sousa; Friães, RitaO presente documento pretende dar conta do percurso vivenciado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II, de Outubro de 2019 a Janeiro de 2020, num momento de intensa reflexão fundamentada e crítica. Foi com base no conhecimento aprofundado de um grupo de vinte e quatro crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos, que procurei caracterizar o contexto socioeducativo da forma mais detalhada e fiel possível, dando início, a partir daí, à definição das minhas intenções, sendo que os objetivos se transformaram num caminho reflexivo de crescimento e aprendizagem. Desde logo, foi-me possível testemunhar uma rotina natural de participação das crianças, que estavam envolvidas no planeamento, execução e simultânea avaliação daquilo que se passava em seu redor. A atualidade deste tema é real, constituindo-se, nos últimos anos, como objeto de estudo de numerosos trabalhos na área da Educação e da Sociologia da Infância, bem como a proximidade que sinto ao mesmo, uma vez que foi vivenciada uma experiência semelhante a esta realidade na Prática Profissional Supervisionada I, em contexto de creche. Assim, pretendi compreender, na realidade na qual me encontrava, de que forma as crianças participam na rotina da sala de atividades; conhecer a visão que a equipa educativa tem da criança; quais são as estratégias potenciadoras da participação da criança, e como é que essa participação contribui para a tomada de consciência da criança de si própria. A investigação realizada, de natureza qualitativa ou interpretativa, seguiu a metodologia de estudo de caso. A recolha de informação foi realizada através de diversas técnicas, dando enfoque à observação direta (documentada no Portefólio da Prática Profissional Supervisionada II), e observação indireta, através da análise documental e do inquérito por entrevista. Os dados reunidos permitiram colocar em evidência a importância da observação e escuta da criança, o papel do educador de infância na consideração que faz da própria criança, e as estratégias utilizadas para promover a sua participação na sala de atividades.