Browsing by Author "Machado, Ricardo"
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- Avaliação de Capacidades e Competências: Contributos para uma educação matemática de qualidadePublication . Machado, Ricardo; César, MargaridaO insucesso académico em Matemática é elevado. Documentos de política educativa realçam as vantagens do trabalho em grupo e do recurso a tarefas diversificadas. Estudos sobre desempenhos matemáticos iluminam a importância das interacções sociais nas aprendizagens. Mas é preciso conhecer as capacidades e competências dos alunos desde a primeira semana de aulas, para adequar as tarefas às características, necessidades e interesses da turma. Elaborámos, no projecto Interacção e Conhecimento, um instrumento de avaliação de capacidades e competências (IACC) para ser utilizado por professores. Este estudo de caso intrínseco, inserido no paradigma interpretativo, analisa o IACC, iluminando o processo de elaboração, utilização, padrões de desempenho e impactes nas práticas, incluindo a formação. Os participantes principais são os alunos (cerca de 600 turmas). O instrumento de recolha de dados privilegiado é a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se numa análise de conteúdo, emergindo categorias indutivas. Os resultados iluminam os padrões de desempenho e os contributos do IACC para a promoção de uma educação matemática de qualidade, intercultural e inclusiva.
- Medidas de tendência central de um conjunto de dados: conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anosPublication . Machado, Ricardo; Caseiro, AnaNuma sociedade cada vez mais exigente torna-se essencial que os cidadãos desenvolvam capacidades e competências que lhes permitam, entre outras situações, serem capazes de interpretar e analisar informação que lhes chega através de diversas fontes de informação. Neste sentido, o ensino e aprendizagem da Matemática, em particular da Estatística, configura experiências de aprendizagens fundamentais ao desenvolvimento de uma literacia matemática (e estatística) adequada. Esta investigação tem como objetivo aceder ao conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos e perceber quais as suas dificuldades e eventuais lacunas na aprendizagem estatística. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos uma investigação-ação. Os participantes foram os estudantes do 2.º ano do curso da Licenciatura em Educação Básica, que frequentavam a unidade curricular Análise de Dados. Os dados foram recolhidos por meio de um instrumento de avaliação do conhecimento estatístico (aplicado no início e final da unidade curricular), observação participante, conversas informais e protocolos dos estudantes. A análise dos desempenhos dos estudantes no instrumento de avaliação do conhecimento estatístico permitiu aceder e identificar as lacunas no conhecimento dos futuros professores relativamente a medidas de tendência central de um conjunto de dados e adaptar as práticas de sala de aula, por forma a (re)construir os conhecimentos estatísticos, atribuindo-lhes significado para os estudantes e futuros professores.