Browsing by Author "Machado, Elisabete Maria Raminhos Delgado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Programa estruturado de enriquecimento conceptual e lexicalPublication . Machado, Elisabete Maria Raminhos Delgado; Sim-Sim, InêsEste estudo exploratório tem como objectivo criar um Programa Estruturado de Enriquecimento Conceptual e Lexical (PEECL), com suporte do Sistema Pictográfico de Comunicação (SPC) e da escrita, destinado a alunos em situação de ausência de linguagem oral. Trata-se de um programa aberto, com possibilidade de adaptação a qualquer sujeito, qualquer que seja o seu nível conceptual e lexical. No processo de criação do programa, procurámos monitorizar a eficácia do mesmo através da descrição do desenvolvimento conceptual e lexical de um aluno portador de paralisia cerebral, sem capacidade de comunicar oralmente e a frequentar o 2º Ano de escolaridade de uma escola de 1º Ciclo, a quem aplicámos o programa criado. O estudo inclui a concepção e experimentação do programa, a produção dos materiais a utilizar de acordo com características específicas (fotografias, símbolos SPC e rótulos com palavras escritas), a produção de protocolos de aplicação do modelo e fichas de registo de aplicação. À medida que as sessões foram decorrendo foi sendo elaborado um diário de aplicação do qual se extraiu informação através de análise de conteúdo do referido diário. Concluímos que o programa PEECL se revelou eficaz no desenvolvimento de competências de comunicação verbal, na medida em que dos 78 novos itens testados com o aluno, ele ficou a reconhecer 71 novas palavras escritas e 78 vocábulos pronunciadas pelo adulto. Considerámos assim que a aplicação do programa contribuiu de forma positiva para o alargamento do conhecimento conceptual e lexical do aluno, bem como do reconhecimento de palavras escritas. Constatámos também que a aplicação do programa contribuiu para o aumento da capacidade de memorização do aluno, da sua autonomia ao nível do trabalho individual e do tempo de atenção/concentração. Tratando-se de um estudo exploratório, abre portas para outros trabalhos que testem com outros sujeitos a eficácia do Programa Estruturado de Enriquecimento Conceptual e Lexical (PEECL).