Browsing by Author "Lousada, Francisca de Castro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo dos festivais de música para a promoção da marca-naçãoPublication . Lousada, Francisca de Castro; Miranda, Sandra Marisa LopesA facilidade em viajar, a valorização das trocas culturais e a maior expressividade do turismo, trazem consigo novos desafios que impactam as sociedades e exigem rápida resposta. É preciso manter e potenciar a atratividade, não esquecendo a identidade do local. Este contexto levou a que as nações começassem a ser analisadas enquanto marcas e, por consequência, assimilados os seus valores e atributos, comparando-os com os demais. Partindo do pressuposto de que, efetivamente, as nações são marcas com posicionamento e estratégias definidas, esta dissertação procura analisar o contributo dos festivais de música para a promoção das mesmas. Se a Globalização facilita as trocas comerciais e culturais, os festivais de música podem ser entendidos como causa ou consequência desse processo. Os eventos têm sido apontados como uma das ferramentas de promoção de um país, razão pela qual se considerou pertinente aferir sobre o papel dos festivais de música para a promoção da marca Portugal. Para tal, foi desenvolvida uma investigação do tipo qualitativa que assenta na realização de entrevistas semiestruturadas a profissionais cujo testemunho se considera altamente relevante para a compreensão da temática em estudo. Da análise dos seus contributos foi possível concluir que os festivais de música integram o planeamento estratégico de marca enquanto ferramenta de comunicação e ativo qualificador do destino.