Browsing by Author "Lopes, Rui"
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- Modelo de propagação para WLANsPublication . Lopes, Rui; Freixo, Paulo; Serrador, AntónioAs WLANs estão actualmente no topo do mercado das tecnologias de redes de comunicação. São principalmente instaladas em interiores, para onde as tradicionais ferramentas de planeamento não estão ainda vocacionadas. Apesar das preocupações actuais na qualidade de planeamento serem crescentes, os modelos de propagação para interiores nas frequências de trabalho podem ainda ser refinados. Nesta comunicação é proposto um novo modelo de propagação sendo aferido com medidas a 2,4GHz. O modelo de propagação proposto adapta-se a múltiplos cenários, seguindo as medidas efectuadas. Relativamente a outros modelos o seu erro é minimizado.
- Políticas de intervenção prioritária em Portugal: novas políticas, novas práticas?Publication . Dias, Mariana; Tomás, Catarina; Gama, Ana; Lopes, RuiEm Portugal, no final da década de 90 do século XX, começaram a ser desenvolvidas estratégias de discriminação positiva visando garantir o cumprimento da escolaridade obrigatória e a luta contra a exclusão escolar e social, designadamente nas periferias das grandes cidades. É neste contexto que surgem as escolas e os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) pelo Despacho nº147-B/ME/96, de 1 de Agosto de 1996. Este programa, inicialmente inspirado nas zonas de intervenção prioritárias francesas, visava a intervenção de vários parceiros locais (professores, alunos, pessoal não docente, associações de pais, autarquias locais, associações culturais e associações recreativas) na elaboração do Projeto Educativo. Com o XVII Governo Constitucional o programa foi redefinido passando a incluir novas vertentes: necessidade de existência de um projeto educativo próprio; consultadoria externa; avaliação periódica de resultados em diferentes domínios (taxas de insucesso e abandono escolar, assiduidade, comportamento, participação, inovações organizacionais, parcerias educativas estabelecidas no âmbito do Programa, etc.). Foi também alargado a todo o território nacional, envolvendo atualmente cento e cinco agrupamentos escolares. Com esta apresentação visamos analisar se as novas políticas e diretrizes, no domínio da educação prioritária, contribuíram para a emergência de novas estratégias pedagógicas, organizacionais e de envolvimento comunitário. Os elementos em que basearemos a nossa análise serão os seguintes: (i) relatório nacional do programa TEIP (2010-2011); (ii) relatórios do programa de avaliação externa das escolas; (iii) entrevistas realizadas aos atores locais, designadamente a coordenadores e consultores dos projetos TEIP. As conclusões da nossa comunicação centrar-se-ão no papel dos atores locais no desenvolvimento do Programa TEIP e no impacto deste programa na melhoria dos resultados académicos, na diminuição da indisciplina e violência escolar e na construção de percursos de vida que contrariem as tendências para a exclusão escolar e social.