Browsing by Author "Lopes, Maria Carolina Sollari Allegro Machado"
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- O contributo da aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências sociais: estudo com alunos do 5.ºano de escolaridadePublication . Lopes, Maria Carolina Sollari Allegro Machado; Valente, BianorO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Este documento está organizado em duas partes. Na primeira parte é descrita e analisada a prática de ensino supervisionada desenvolvida em dois contextos educativos destintos, um no 1.º CEB e outro no 2.º CEB. A segunda parte do relatório é relativa a um estudo elaborado cujo tema é o contributo da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências sociais. Os participantes deste estudo foram os alunos de duas turmas do 5.º ano do 2.º CEB. Este estudo tinha como objetivo geral compreender qual o contributo da ABRP no desenvolvimento de competências sociais de alunos do 5.º ano de escolaridade, nomeadamente o trabalho cooperativo entre pares. Como tal, foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar as competências dos alunos ao nível do trabalho cooperativo ao longo das atividades do tipo ABRP; ii) Compreender a opinião dos alunos acerca das aprendizagens desenvolvidas a partir da realização de atividades do tipo ABRP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e as técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação estruturada participante e a entrevista semiestruturada realizada em grupo. Os dados recolhidos foram tratados com recurso à técnica de análise de conteúdo e de análise estatística simples. Os resultados obtidos permitiram compreender que de facto as atividades de ABRP contribuem para o desenvolvimento de competências sociais, nomeadamente o trabalho cooperativo entre pares. Este aspeto é particularmente evidenciado nas entrevistas realizadas, em que os próprios alunos referem ter aprendido a trabalhar melhor em grupo ao longo das atividades ABRP.