Browsing by Author "Lopes, Leonel de Matos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da físico-química aos alunos com perturbações do espectro do autismoPublication . Lopes, Leonel de Matos; Leite, Teresa; Varela, ManuelaPensar o ensino é pensar cada aluno que nos é entregue no processo ensino/aprendizagem. Quando nos confrontamos com currículos/programas disciplinares construídos para alunos sem necessidades educativos especiais, surge a questão: “E os alunos que necessitam de um currículo adaptado, nessas mesmas disciplinas, mas mantendo a situação de inclusão em aula e com os colegas?” É este o nosso ponto de partida: criar um currículo na disciplina de Físico-Química para um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo. Neste sentido, desenvolvemos um projeto numa lógica da investigação-ação que teve como objetivo geral verificar se uma modificação curricular equilibrada e adequada às necessidades de um aluno com PEA contribui para: (i) o desenvolvimento da inclusão desse aluno na turma; (ii) a aquisição de competências funcionais básicas na disciplina de FQ. Ao nível mais restrito da intervenção pretendeu-se: motivar o aluno PEA para a aprendizagem de FQ; fomentar a interação com os colegas da turma; concretizar atividades através de materiais de trabalho no âmbito da física e da química tendo por base as orientações curriculares do 3.º ciclo na disciplina de FQ e o estabelecido no CEI do aluno; trabalhar competências funcionais. Para este projeto de intervenção recorremos à metodologia qualitativa, baseando a recolha de informação na entrevista semiestruturada (à professora de Físico-Química), na observação direta/participante (em contexto de sala de aula, de laboratório de experiências e na sala funcional de educação especial) e em testes sociométricos (em contexto de grupo – turma), como meios privilegiados de investigação, para uma melhor análise das experiências em estudo. O projeto desenvolveu-se durante um ano letivo, num estabelecimento de ensino privado e incidiu sobre um aluno com Perturbação do Espectro do Autismo que frequentava esta escola desde o 2.º ciclo e a sua frequência na disciplina de FQ. No decorrer do projeto de intervenção o aluno frequentava o 8.º ano de escolaridade. Conclui-se que é muito importante o trabalho de parceria entre o professor titular da turma e o professor de Educação Especial e que a criação de um currículo adaptado, com um conjunto de atividades que vão ao encontro das competências, dificuldades e interesses do aluno pode ser facilitador à socialização, aprendizagem, autonomia e inclusão do aluno.