Browsing by Author "Lopes, Felismino Moreno"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Práticas do controlo de gestão nas grandes empresas de Cabo Verde - Ilha de SantiagoPublication . Lopes, Felismino Moreno; Pereira, José SantosA função de Controlo de Gestão desempenha um papel relevante na capacidade competitiva das empresas, e, por essa razão, merece destaque em qualquer organização de alguma dimensão e complexidade que opere nos dias de hoje. Muitos são os instrumentos à disposição dos gestores para que tomem as decisões de suporte à otimização da performance organizacional com a finalidade de contribuir para a melhoria da competitividade das empresas. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral caraterizar as práticas de controlo de gestão nas grandes empresas de Cabo Verde localizadas na ilha de Santiago. Para o efeito, para a concretização do estudo, procedeu-se à revisão da literatura e estudo empírico através da definição de seis questões de investigação, as quais foram analisadas através das respostas obtidas a partir de um questionário que foi realizado junto de 32 grandes empresas de Cabo Verde localizadas na ilha de Santiago. De acordo com os resultados obtidos verificou-se, que a grande maioria das empresas inquiridas, ou seja 88% das grandes empresas de Cabo Verde localizadas na ilha de Santiago já utilizam técnicas/práticas no âmbito do controlo de gestão. Os motivos mais importantes para a adoção destas práticas relacionam-se, sobretudo, com a necessidade de influenciar comportamentos para o alcance das metas e objetivos da empresa, necessidade de melhorar a eficiência/produtividade, apoio aos procedimentos de controlo interno, necessidade de evitar fraudes e erros não intencionais, apoio ao controlo do risco e do compliance e, exigências de divulgação por parte da contabilidade. Ao nível dos instrumentos mais utilizados, destacam-se a utilização dos orçamentos, utilização dos indicadores financeiros e não financeiros. Os principais fatores inibidores referidos pelos inquiridos que não utilizam estas práticas estão relacionados com alguma dificuldade dos indivíduos em compreender e utilizar novas práticas de controlo de gestão e sistemas de avaliação de desempenho e aos custos elevados dos novos softwares de contabilidade.