Browsing by Author "Lopes, Catarina Almeida"
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- Contributo do ipad® para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com limitações motoras e sensoriaisPublication . Lopes, Catarina Almeida; Nunes, ClarisseO presente estudo analisou o contributo que o iPad® pode ter no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com necessidades educativas especiais decorrentes de limitações motoras e sensoriais (NEE). Utilizando a metodologia de investigação-ação procurou-se: i) caracterizar o contributo da utilização do iPad® no desenvolvimento e na aprendizagem de uma criança com NEE; ii) caracterizar a forma como a criança com NEE reage à utilização do iPad®, no contexto educativo; iii) identificar as competências reveladas pela criança na utilização do iPad e caracterizar a sua participação; iv) caracterizar a forma como os pares com desenvolvimento típico (DT) reagem à introdução do iPad no contexto educativo e v) identificar as práticas educativas desenvolvidas para promover a utilização do iPad no contexto educativo. Para o efeito desenvolvemos um projeto de intervenção numa sala de educação pré-escolar com crianças na faixa etária dos cinco anos. Participaram no estudo uma criança com NEE, dez crianças com DT e a educadora de infância do grupo. Foram selecionadas 26 aplicações sem custos para as crianças usarem com o iPad®, no sentido de promover o desenvolvimento de competências nos domínios cognitivo, motor e linguístico. A recolha dos dados efetuou-se através da pesquisa documental e da observação dos registos vídeo de 16 sessões (oito a pares e oito individuais) em que as crianças usaram o iPad®. A análise dos dados relativos à utilização do iPad® pelas crianças foi efetuada atendendo a duas dimensões: o envolvimento e a atividade e participação. Para esse efeito construímos instrumentos específicos, tendo por base a Escala de Envolvimento da Criança de Leavers e a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIFC/J). Os resultados evidenciam que as crianças com NEE e com DT reagiram de forma muito positiva à utilização do iPad®, verificando-se em 88% das situações níveis de envolvimento situados nos valores 4 e 5 da escala utilizada; bem como um bom nível de atividade e participação nas áreas da «aprendizagem básica», «aplicação de conhecimentos» e «movimentos finos da mão» e maiores dificuldades nas áreas da «comunicação e receção de mensagens» e «interações interpessoais básicas». A maioria das aplicações selecionadas permitiu desenvolver competências nos domínios: linguístico, cognitivo e motor.
