Browsing by Author "Lopes, Ana Sofia Marques Azeitona"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento de volume, numa turma de 6.º ano de escolaridadePublication . Lopes, Ana Sofia Marques Azeitona; Brunheira, LinaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este integra a descrição, análise e reflexão da prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada com uma turma de 6.º ano do 2.º CEB, no contexto de uma escola pública em Sintra. O objetivo geral da investigação é verificar quais os contributos de uma trajetória de aprendizagem que valoriza a compreensão do conceito de volume pelos alunos. Surge então como como questão de investigação “Quais os contributos de uma trajetória de aprendizagem que visa o desenvolvimento do conhecimento da grandeza volume?” e, como questões secundárias definiu-se: i) “Que aprendizagens os alunos evidenciam do ponto de vista do conhecimento conceptual e do conhecimento procedimental?” e ii) “Quais as maiores dificuldades que os alunos apresentam na compreensão do conceito de volume?”. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativa, com um design específico de Investigação-Ação, que recorre a uma análise profunda das estratégias de resolução e do raciocínio demonstrado pelos alunos. Para recolha de dados foram utilizados diversos instrumentos, como gravações de áudio do grupo de alunos selecionado, em ambiente de sala de aula, registo de observações sobre o seu desempenho e análise dos documentos por eles produzidos. Para análise de dados realizou-se análise de conteúdo, sendo os mesmos categorizados e interpretados. Os resultados obtidos ao longo da prática pedagógica evidenciam a apropriação do conceito de volume e o desenvolvimento do conhecimento conceptual desta grandeza.