Browsing by Author "Loja, Saskia"
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- Gucci hallucination: de que forma a utilização de arte nesta campanha contribui para o brand love da Gucci?Publication . Loja, Saskia; Medeiros, CarlaA controvérsia do luxo e os seus desafios tecnológicos e sócio-culturais, colocam-no num eixo relacional particular com a geração Millennial. Nesta conjuntura, a Gucci tem-se destacado desde que Michele assumiu a direcção criativa da marca. Desde 2016 que a Gucci tem colaborado com diversos artistas plásticos, incluindo Ignasi Monreal. Foi para a colecção SS18 que Monreal idealizou uma série publicitária multiplataforma que faz um apelo intericonicitário a grandes obras clássicas e obteve resultados muito positivos. Esta investigação pretende analisar a ligação entre a utilização de arte na publicidade da Gucci e os sentimentos de Brand Love do público Millennial em relação à marca. Para alcançar este objectivo, a investigação iniciou-se com a construção de um quadro teórico de referência no primeiro capítulo; a definição dos métodos qualitativo e quantitativo no segundo capítulo; a análise semiótica das imagens seleccionadas no terceiro capítulo; a análise dos dados recolhidos através de um inquérito por questionário no quarto capítulo; e termina com a discussão dos resultados e as conclusões no quinto e sexto capítulo, respectivamente. Concluiu-se que, através da intericonicidade, os valores representados pelas obras clássicas são transportados para as peças publicitárias, potenciando o efeito Veblen; a utilização de arte na comunicação da Gucci a aproxima dos Millennials, e que o uso de intericonicidade nesta campanha é coerente com a nova estética criada de Michele.