Browsing by Author "Leal, Filipa Alexandra Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Generalização matemática baseada na análise de padrões numa turma de 3.º anoPublication . Leal, Filipa Alexandra Gomes; Veloso, GraciosaO presente relatório, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada na Escola Superior de Educação de Lisboa, para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, incide sobre a prática pedagógica realizada numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório, de caráter reflexivo e documentado, resume a prática pedagógica desenvolvida ao longo da intervenção, apresentando as diversas experiências inerentes à prática educativa e a todo o seu processo, salientando as dificuldades sentidas e as estratégias utilizadas para as contornar. Este relatório faz ainda referência a um estudo sobre os processos utilizados pelas crianças para chegar à generalização baseando-se na análise de padrões. Este estudo teve como principal objetivo responder a duas questões: (i) Analisar as estratégias utilizadas pelas crianças para chegarem à generalização pela análise de tarefas que visam a generalização e (ii) Identificar as principais dificuldades sentidas pelas crianças quando confrontadas com a generalização através da análise de um padrão. De forma a se conseguir dar resposta às questões apresentadas, foi implementada uma rotina semanal de resolução de problemas, que tinha por base uma ficha na qual era apresentado um padrão seguido de uma série de questões sempre idênticas. Após a sua aplicação era realizado um momento de partilha das respostas e estratégias utilizadas pelos alunos. Posteriormente, foram analisadas todas as produções dos alunos, de forma qualitativa e quantitativa, uma vez que para além de terem sido analisados os resultados de forma geral e quantitativa foram também analisadas cuidadosamente as estratégias utilizadas. Os resultados apresentados demonstram que apesar de não ter existido uma melhoria significativa nos resultados apresentados no início e no final do estudo, denota-se uma diferença na forma como os alunos apresentam e expõem os seus raciocínios, sendo esta a principal dificuldade encontrada. Os momentos de partilha contribuíram para que os alunos se apropriassem de estratégias e métodos de expor os seus raciocínios.