Browsing by Author "Latas, Carla Dolores Mendes"
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- O papel estratégico das relações públicas nas organizações: o caso da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa)Publication . Latas, Carla Dolores Mendes; Raposo, Ana Luísa Canelas RasquilhoPretende-se com este Trabalho de Projeto compreender qual o papel atribuído às Relações Públicas na Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (CVR Lisboa), tentando entender assim de que forma é que esta atividade contribui para que sejam atingidos os principais objetivos da organização. Encontrar uma definição única para as Relações Públicas enquanto disciplina científica e enquanto atividade profissional é algo que ainda hoje continua a suscitar discussão, não tendo sido, até então, encontrado um consenso quanto ao assunto. Assume-se neste Trabalho de Projeto a definição apresentada pela Sociedade Americana de Relações Públicas, que define RP como "um processo de comunicação estratégica que constrói relações mutuamente benéficas entre organizações e seus públicos." Numa organização como a CVR Lisboa, representante máximo da marca de uma região: Vinhos de Lisboa, em que as suas ações são baseadas na construção de relações com outras organizações: os Agentes Económicos, a atividade das Relações Públicas adquire ainda maior relevo. Comunicar uma marca como os Vinhos de Lisboa, que esteve durante anos associada a vinhos de fraca qualidade, com intuito de criar uma identidade associada à modernidade, qualidade e excelência requer um enorme contributo das Relações Públicas. Esse contributo não deve ser só entendido ao nível da gestão de imagem e construção de identidade. Mostra-se essencial também assumir um papel estratégico na construção de relações mutuamente benéficas e duradouras com os Agentes Económicos, transmitindo-lhes os valores que a organização defende e cooperando com eles, com intuito de que seja comunicada uma mensagem única da marca Vinhos de Lisboa. Implementar e desenvolver uma estratégia de comunicação clara e eficaz, não só no relacionamento com os públicos mas também em articulação com todos os departamentos da organização, é outro dos papéis que as Relações Públicas desenvolvem nas organizações e que, no caso específico da CVR Lisboa, se mostra tão necessária para que se atinjam os objetivos da organização.É este o contributo que se pretende dar através deste Trabalho de Projeto, fornecer um conjunto de ações incluídas numa Proposta de Melhoria que sirva de base à estratégia de comunicação que a CVR Lisboa precisa implementar.