Browsing by Author "Hanif, Yasin Mohammad"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O empreendedorismo e a inovação como fatores de sucesso nas pequenas e médias empresasPublication . Hanif, Yasin Mohammad; Martins, José Duarte MoleiroO presente trabalho pretende dar o seu contributo para a elucidação da inovação e do empreendedorismo como elementos fundamentais na estratégia organizacional de uma empresa/organização que em todos os aspetos observa uma dinâmica competitiva e de constantes transformações. Neste contexto, a inovação torna-se determinante, criando valor e permitindo estratégias de diferenciação, que vão possibilitar a exploração de novos mercados. O sucesso das pequenas e médias empresas é determinado pelo conhecimento dos gestores e não apenas pelos seus ativos tangíveis. O panorama atual, marcado pela competição, tecnologia e uma gestão participativa, procura grandes mudanças no modo como as empresas gerem os seus recursos e medem os seus resultados. A realização desta investigação visa aprofundar a pesquisa acerca da forma de organizar uma pequena e média empresa e na forma de gerir o conhecimento e o talento numa organização. A aplicação de processos de inovação surge numa vertente de aprendizagem contínua, proporcionando uma melhoria de processos e de produtos em função das necessidades do mercado e com o propósito de criar valor e alcançar o sucesso competitivo. A globalização da economia pressupõe uma maior capacidade de inovar, de ser flexível e de ser rápido a concretizar os objetivos sem perder qualidade. A inovação é hoje um dos principais elementos das atividades de negócio, tornando cada vez mais estratégico o papel por ela exercido. Nesse sentido e ao longo deste trabalho de investigação abordámos diferentes teorias a respeito do empreendedorismo e da inovação e apresentamos alguns case studies representativos de empreendedorismo, nomeadamente, de organizações que apostaram no inter-empreendedorismo como alavanca para obtenção de vantagens competitivas e se revelarem como uma referência no mercado nacional e internacional.