Browsing by Author "Gomes, Beatriz Silveira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criançaPublication . Gomes, Beatriz Silveira; Lino, DalilaO presente relatório reflete toda a minha prática pedagógica desenvolvida numa instituição situada na cidade de Lisboa, entre o dia 17 de outubro de 2022 e o dia 6 de fevereiro de 2023, no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de pré-escolar. O grupo de crianças com o qual tive a oportunidade de interagir era composto por 25 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, tendo uma equipa educativa da sala composta por uma educadora de infância e uma assistente operacional. O conhecimento do contexto é fundamental para o desenvolvimento de uma prática pedagógica de qualidade, logo, é necessário caraterizar o contexto socioeducativo (i.e., o meio envolvente, o contexto educativo, a equipa educativa, o ambiente educativo, as crianças e as respetivas famílias) e, nesse sentido, a minha tarefa primordial passou por conhecer todas as dimensões supramencionadas, de forma a definir as minhas intencionalidades educativas para a ação, bem como realizar a investigação que está contemplada no presente relatório. A presente investigação tem como base a metodologia qualitativa e quantitativa, através de um estudo de caso, tendo como técnicas de recolha de dados a observação. participante e não participante, e como instrumentos, as notas de campo diárias, as entrevistas realizadas à educadora cooperante, assistente operacional e a oito crianças da sala onde decorreu a PPS II, bem como um inquérito por questionário às respetivas famílias. O papel do desenho infantil para o desenvolvimento da criança revela ser a temática emergente para a presente investigação, dado que o desenho infantil é uma atividade expressiva onde as crianças têm a liberdade de expressar os seus pensamentos e ideias para o papel, tendo como benefícios desenvolver diversas competências desenvolvimentais das crianças. O desenho infantil é considerado uma atividade holística, logo é urgente que o/a educador/a estimule e apoie as crianças nas suas reproduções gráficas, recorrendo a estratégicas que promovam o interesse pelo desenho, para que as crianças possam desenvolver as competências inerentes ao mesmo.