Browsing by Author "Fuentes, Marisa Miguel Assis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inclusão de alunos com multideficiência no 1º ciclo do ensino básico: práticas usadas num casoPublication . Fuentes, Marisa Miguel Assis; Nunes, ClarisseO presente trabalho pretende conhecer as práticas desenvolvidas pelos docentes de ensino regular (ER) e de Educação Especial (EE) para promover a inclusão de alunos com multideficiência (MD) no ensino regular. Especificando, procurou: i) conhecer as perceções dos professores do ER e da EE sobre a inclusão de alunos com MD; ii) caracterizar as atividades em que os alunos com MD são envolvidos no contexto regular de ensino; iii) identificar as estratégias utilizadas pelos docentes nas suas práticas educativas com alunos com MD; e iv) identificar os meios e os recursos utilizados para promover a inclusão desses alunos. Metodologicamente optámos pela realização de um estudo de caso, desenvolvido num estabelecimento do 1º ciclo do ensino básico com uma Unidade de Apoio a Alunos com Multideficiência (UAAM) e envolveu três alunos com MD e três docentes: dois de EE e um do ER. Recolhemos dados através de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e observações (naturalista e sistemática). Os dados foram analisados recorrendo à análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que os professores concordam com a inclusão de alunos com MD no ensino regular e que se preocupam em desenvolver atividades que promovam a inclusão social, ainda que frequentemente essas atividades se realizem no contexto da UAAM. Prevalece o envolvimento dos alunos com MD em «atividades da vida diária»; «atividades de tempos livres»; e «atividades socioculturais». Parece ser dada menor atenção às «atividades académicas». Os resultados apontam para uma maior preocupação na inclusão social e não tanto na inclusão académica. Para promover a inclusão de alunos com MD recorrem a estratégias dirigidas à comunidade escolar, a estratégias focadas nos alunos com desenvolvimento típico e a estratégias centradas nos alunos com MD. No que diz respeito às estratégias centradas nos alunos com MD, para auxiliar estes alunos a serem o mais participativos possível nas atividades, a ter sucesso nas suas aprendizagens e a ter oportunidades de interação com os pares sem NEE recorrem a: (i) estratégias comunicativas, dirigidas a alunos com e sem NEE; (ii) estratégias promotoras da participação dos alunos com MD; (iii) estratégias relacionadas com o bem-estar dos alunos com MD, e (iv) estratégias relacionadas com os recursos utilizados. Os docentes afirmam ainda utilizar recursos tecnológicos, todavia os materiais comuns são os mais usados, seguindo-se os materiais específicos. A qualidade do contexto da UAAM estudada parece ser boa, mas existem alguns constrangimentos.